Nomeada comissão que vai cuidar da recuperação do rio Paraibuna
Repórter
Em arquivo:
Foram divulgados nesta sexta-feira, 31 de julho, os nomes dos representantes da Prefeitura de Juiz de Fora que deverão integrar a Unidade de Gerenciamento do Programa de Recuperação Ambiental do Rio Paraibuna, bem como os responsáveis pela supervisão, fiscalização e medição das obras relativas ao projeto.
A comissão vai retomar o projeto de despoluição do Paraibuna para agilizar os trabalhos. Na tarde desta sexta-feira, o gerente de expansão da Cesama, Marcelo Melo do Amaral, esteve na Caixa Econômica Federal (CEF) para tratar de assuntos referentes a esse projeto.
A retomada dos trabalhos é importante porque a situação do rio Paraibuna é crítica. No dia 23 de abril, foi realizada uma medição do índice de poluição do rio, como parte do projeto “Monitoramento da qualidade das águas da Bacia do rio Paraibuna em sua região mais urbanizada”, da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Àquela época, a demanda bioquímica constatada foi de 26 ml/l e a quantidade de oxigênio diluído no Paraibuna foi de 5ml/l. Segundo especialistas para que haja evolução da vida aquática, é preciso que a quantidade de oxigênio fique na ordem de 7,5 ou 8 ml/l. Em alguns afluentes, o índice foi de 0,2, o que corresponde praticamente a um esgoto a céu aberto
Compõem a comissão: Roberta Maria Becho de Almeida Tavares, coordenadora do programa, (Secretaria de Obras/SO); Rogério Dias Gerheim, subcoordenador Financeiro (Cesama); Paulo Afonso Valverde Júnior, subcoordenador na Área de Saneamento (Cesama) e Danielle Reis Silva, subcoordenadora na Área de Engenharia (SO). Já a equipe de apoio de é formada por: Sebastião Reis (Cesama), Valéria de Fátima Malta (Agenda/JF) e Wagner Classer de Brito (SO). Antônio Carlos Ribeiro Miranda (SO), Lincoln Santos Lima (Cesama) e Marcelo Mello do Amaral (Cesama) são os servidores responsáveis supervisão, fiscalização e execução de medições das obras.
Os textos são revisados por Madalena Fernandes
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!