Segunda-feira, 28 de setembro de 2009, atualizada às 13h

Mais de cinco mil mídias piratas são apreendidas em operação da Polícia Militar

Pablo Cordeiro
*Colaboração

O 30° Batalhão de Polícia Militar de Juiz de Fora executou uma operação de combate à pirataria e ao crime contra a propriedade intelectual no último domingo, dia 27 de setembro. Foram recolhidos 5.192 CDs e DVDs, além de R$ 120 e dois veículos que eram utilizados pelos infratores. Seis pessoas foram presas em flagrante e levadas ao Centro de Remanejamento de Presos de Juiz de Fora (Ceresp). Uma menor de idade também foi apreendida e levada aos pais. Dezessete policiais fardados e à paisana atuaram na ação.

Segundo o comandante da 30ª Cia, capitão Wallace Brandão, a operação é realizada em períodos e localidades específicas, a partir de estudos do centro de inteligência da PM. "Quando é identificado um local em que o comércio ilegal é maior, uma ação é efetuada. Como a feira livre é um local de várias saídas e pessoas de todas as classes transitam, os infratores dão preferência."

O capitão Brandão mencionou a dificuldade do combate a este tipo de crime, visto que é complicado encontrar os produtores. "O maior problema é a fonte dos produtos. Parte das mídias é produzida na cidade e parte vem de municípios vizinhos. O prejuízo estimado para os distribuidores foi de aproximadamente R$ 25.000. Porém, como este tipo de comércio dá um lucro muito grande, temos certeza de que no final de semana as bancas estarão novamente na feira."

O material apreendido foi levado para a delegacia para ser avaliado pela perícia e depois incinerado. A pena para quem comete este tipo de crime é de três meses a quatro anos, além de multa. A infração é descrita no art. 184 do Código Penal, no ato de crimes contra a propriedade intelectual.


*Pablo Cordeiro é estudante do 9º período de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Madalena Fernandes


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!