Trilhas do Morro do Imperador são vigiadas por guardas municipais
Trilhas do Morro do Imperador são vigiadas por guardas municipais
Repórter
Agentes da Guarda Municipal de Juiz de Fora atuam há alguns dias na vigilância preventiva das trilhas que dão acesso ao Morro do Imperador, com entrada pela rua Doutor Constantino Paletta. O trabalho vem sendo realizado duas vezes por semana, em horários alternados.
Segundo informações da assessoria de comunicação da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o objetivo é detectar os principais problemas que afetam a preservação da área, proporcionando segurança a quem usa o caminho para passeios ecológicos, e aos moradores do entorno.
Neste primeiro momento, o projeto Trilhas do Imperador tem caráter preventivo, de observação das situações no trajeto. A intenção é compilar as informações em um relatório, para acionamento e providências dos órgãos que possam atuar sobre irregularidades verificadas.
Entre os principais problemas do local estão o acúmulo de lixo e a presença de pessoas suspeitas. Para a artista plástica Gabriela Gonçalves, moradora do local, a medida não supre as necessidades. "Acredito que o problema não seria totalmente resolvido nem se o trabalho fosse durante 24 horas, todos os dias da semana."
Segundo ela, as pessoas que frequentam o espaço usam táticas como verificar se há alguém vigiando antes de entrar na trilha, além de subir correndo. "Creio que um muro alto ou a instalação de grades poderia resolver. Chegaram a colocar uma cerca, mas os marginais a retiram. Com isso, fica perigoso para quem gosta de praticar esportes ou passear, já que o risco de se deparar com pessoas suspeitas e até mesmo de se machucar com seringas utilizadas na injeção de drogas é grande."
Já a dona de casa Ophélia Pereira acredita que a medida contribui para a segurança do local. "Moro aqui há 30 anos e percebo que a cada dia que passa as coisas estão mais complicadas. Além de usuários de drogas, vemos muitos casais namorando de forma vulgar." Segundo Ophélia, as práticas acontecem tanto à noite quanto durante o dia. "Penso que a presença dos guardas municipais é positiva porque traz segurança para nós, moradores."