Casa desaba no Jardim de Al? e mais trás são interditadas no local
Casa desaba no Jardim de Alá e mais três são interditadas no local
Repórter
Uma casa localizada na rua Manoel Moreira de Morais, no bairro Jardim de Alá, desabou após ser atingida por um barranco que caiu na tarde desta sexta-feira, 14 de janeiro. A embaladora Valdilene Aparecida Melo Tomás da Costa, que residia no local, conta que viu uma rachadura no barranco pela manhã e, por volta das 15h, percebeu que a fenda havia aumentado. "Fui à janela dos fundos e vi a trinca aumentando. Chamei os meus filhos para fora e, assim que chegamos na calçada, o barraco desceu e a casa caiu." Ninguém ficou ferido. Além de Valdilene, outras cinco pessoas viviam no local: o marido e quatro filhos. O mais novo tem um ano e dez meses. Eles vão para a casa dos pais de Valdilene.
De acordo com o subsecretário de Defesa Civil, José Mendes da Silva, o alto grau de inclinação da encosta e as chuvas podem ter ocasionado o acidente. "Trata-se de um dos pontos que a Defesa Civil ainda não havia identificado como problemático. Como ainda há risco, outras casas também foram interditadas." Os moradores de três casas vizinhas foram orientados a deixar seus lares. A residência que fica à direita da casa destruída também foi atingida e está comprometida. Por precaução, os moradores das duas casas à esquerda da que desabou também deixaram o local. Todos têm para onde ir. Parte da rua Elvira Gouvêa Goneli, na parte alta do barranco, está interditada.
Veja fotos dos acidentes no Jardim de Alá e no Nossa Senhora das Graças
No bairro Nossa Senhora das Graças, um prédio de quatro andares, localizado na rua Domingos Lopes 605, foi interditado devido ao escorregamento de uma encosta revestida de argamassa, que atingiu a garagem e um apartamento no segundo andar. Um carro foi soterrado. A presença de uma trinca na parede obrigou a Defesa Civil a interditar os doze apartamentos. O órgão vai continuar monitorando a área.
- Defesa Civil interdita duas casas no Três Moinhos e pórtico Sul da UFJF
- JF contabiliza 208 ocorrências provocadas pelas chuvas em menos de três dias
No Santa Rita, a Defesa Civil começou a demolir uma casa na rua José Norberto Marques 150. A residência foi atingida por um barranco que destruiu a sacada, representando risco a toda a estrutura. Duas outras casas na parte baixa do mesmo terreno também foram interditadas por medida de precaução. Na rua José Sobreira, no Linhares, uma casa com a estrutura comprometida pelas chuvas também está interditada.
Das 18h da última quinta-feira, 13, até as 17h10 desta sexta-feira, 14, a Defesa Civil atendeu a 75 chamados em todas as regiões: 24 na Leste, três na Oeste, 14 na Norte, 13 na Sul, onze na Sudeste, sete na Nordeste e três no Centro (ver mapas). Entre as ocorrências de destaque estão 20 ameaças de escorregamento de talude, 15 escorregamentos, oito trincas em paredes e seis orientações técnicas preventivas.
Os textos são revisados por Thaísa Hosken.