Grupo reivindica mais transparência na Câmara Municipal em rede social
Grupo reivindica mais transparência na Câmara Municipal em rede social e nas ruas
Repórter
Membros de um grupo de discussão sobre assuntos de Juiz de Fora em uma rede social distribuíram panfletos na tarde desta quinta-feira, dia 12 de janeiro, com o objetivo de conscientizar a população da cidade e de reivindicar por uma Câmara mais transparente em suas ações. "Queremos que a pauta e a agenda de cada reunião, a votação, a audiência pública e os demais expedientes decisórios da Câmara sejam divulgados, previamente, no site e na imprensa local, favorecendo o debate junto com a população", destaca a administradora do grupo na internet, Lilian Gonçalves.
- Juiz-foranos protestam contra o aumento de 46,5% no salário dos vereadores
- Protestos e atos públicos marcam o ano de 2011 em JF
- Bancários "sepultam" índice de reajuste proposto pelos bancos
Segundo Lilian, os debates teriam que ser após as 18h ou aos sábados, para que as reuniões tenham mais participação dos trabalhadores. Outra solicitação do grupo é que as notícias do expediente diário do Legislativo sejam mais detalhadas, constando a data da postagem e especificando os votos e as intervenções de cada vereador, a fim de que a população acompanhe as ações dos membros da Câmara. O fim das verbas extras, principalmente das reuniões extraordinárias, conforme proposto em 2008 e em 2011, também foi colocado em pauta por Lilian. "Todas as questões estão em uma petição pública, para que a população participe da luta por mais transparência e ética na administração da cidade."
Com a força da internet, o movimento pretende se concentrar nos bairros da cidade, para que os problemas de cada região sejam colocados em discussão. "Provavelmente, os bairros Granbery, Benfica e Bandeirantes devem ser os primeiros a receberem os membros do grupo", diz. Com isso, a enfermeira acredita que, se os juiz-foranos participarem mais das ações dos políticos, a cidade poderá ter um melhor desenvolvimento.