Quatrocentos policiais favão o policiamento no desfile da Banda Daki

Por

Quatrocentos policiais far?o o policiamento no desfile da Banda Daki

Quatrocentos policiais farão o policiamento no desfile da Banda Daki A programação prevê interdições, inversões de sentido de circulação de vias, proibições de estacionamento e alterações nos itinerários dos ônibus

Aline Furtado
Repórter
15/2/2012

Quatrocentos policiais militares estarão nas ruas centrais de Juiz de Fora, além de atuarem também em alguns bairros, a fim de garantir segurança aos foliões que irão participar da Banda Daki, neste sábado, 18 de fevereiro.

"A intenção é atuar não só na avenida Rio Branco e nas ruas do entorno, mas também nos bairros, a fim de que tanto os juiz-foranos quanto os moradores de cidade vizinhas que venham brincar em Juiz de Fora fiquem em segurança", destaca o assessor de comunicação da Polícia Militar (PM), major Sebastião Perpétuo Justino.

Além do efetivo, serão colocados gradis que bloquearão as ruas perpendiculares à avenida Rio Branco, desde a rua Benjamin Constant até a rua Fernando Lobo, assim como o Parque Halfeld, o Largo do Riachuelo e a passagem da avenida dos Andradas para a Rio Branco. "É uma forma de facilitar a atuação dos policiais no caso de suspeita de uso de drogas, armas, além dos focos de briga. Militares estarão circulando pelas ruas, a fim de coibir qualquer ato que fira a integridade dos foliões."

A novidade deste ano são quatro pontos de observação especial, que permitirão que os policiais observem os presentes e identifiquem qualquer movimentação suspeita. "Os pontos não serão divulgados para que não haja comprometimento do trabalho", destaca o major. Os policias que atuarão nesses locais farão uso de binóculos, câmeras e radiocomunicadores. Ele lembra que poderá haver abordagem em veículos e coletivos que seguirem em direção à região central.

Trânsito muda na região central

Junto com o anúncio a respeito do policiamento, na tarde desta quarta-feira, 15 de fevereiro, a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) apresentou, durante coletiva de imprensa (foto acima), o esquema especial de transporte público e tráfego para a realização do desfile da Banda Daki, neste sábado, a partir das 12h30. A programação prevê interdições, inversões de sentido de circulação de vias, proibições de estacionamento (ver mapa) e alterações nos itinerários de transporte coletivo urbano (ver anexo).

Os desvios serão efetuados pelos 29 agentes de trânsito e por policiais militares, que ficarão nos principais cruzamentos, orientando a população. A previsão é que a avenida Rio Branco seja liberada a partir das 17h30 de sábado, após os trabalhos de limpeza feitos pelos funcionários do Demlurb, juntamente com trabalhadores contratados temporariamente.

O superintendente da Funalfa, Toninho Dutra, lembrou que as obras da Rio Branco serão vistoriadas no início da noite desta quinta-feira, dia 16. "Vamos retirar equipamentos, tapar buracos e retirar também possíveis materiais que impeçam e causem risco aos foliões. Com isso, as obras serão paralisadas nesta quinta-feira, e voltam à meia-noite de domingo." Ele lembrou que a autorização quanto ao desfile da Banda Daki ocorreu por se tratar dos 40 anos de formação, já que a cidade passa por obras de reestruturação, com foco, atual, na via por onde passa o bloco.

Veja as mudanças

1 - Interdição total

  • Entre 10h e 12h30 – Largo do Riachuelo;
  • Entre 12h e 17h30 – Avenida Rio Branco, entre a rua Barão de Cataguases e a avenida Procópio Teixeira.

2 – Proibição de estacionamento

  • A partir das 0h – rua Roberto de Barros;
  • A partir de 7h - rua Paulo de Frontin.

3 – Mudanças na circulação

  • Entre 8h30 e 13h:

- Inversão de mão de direção da rua Rei Alberto, entre a avenida Barão do Rio Branco e rua Santo Antônio;
- Avenida dos Andradas, entre as ruas Engenheiro José Carlos Moraes Sarmento e Barão de Cataguases;
- Rua Paula Lima, entre rua Doutor João Pinheiro e avenida dos Andradas;
- Rua Santo Antônio, entre rua Barão de Cataguases e rua Paula Lima;
- Início do desfile: avenida dos Andradas, entre as ruas Barão de Cataguases e Silva Jardim.

  • A partir das 12h:

- Avenida Barão do Rio Branco (pista central): entre rua Barão de Cataguases e avenida Doutor José Procópio Teixeira;
- Avenida Barão do Rio Branco (pista lateral – sentido Manoel Honório/Bom Pastor): entre rua Barão de Cataguases e rua Espírito Santo;
- Avenida Barão do Rio Branco (pista lateral – sentido Bom Pastor/Manoel Honório): entre as ruas Espírito Santo e Barão de Cataguases;
- Rua Santa Rita, entre rua Batista de Oliveira e avenida Barão do Rio Branco;
- Rua Fernando Lobo;
- Rua Floriano Peixoto, entre rua Santo Antônio e avenida Getúlio Vargas.

Passarela do Samba

Já durante os desfiles na Passarela do Samba, nos dias 19, 20 e 21, a segurança será reforçada por 150 policiais. Em função dos desfiles de escolas de samba na avenida Brasil, a margem direita da via, entre a Ponte Domingos Alves Pereira e a avenida Barão do Rio Branco, ficará fechada das 22h desta sexta-feira, 17, até as 18h da quarta-feira, 22. Durante esses dias, a margem esquerda da avenida funcionará em esquema de mão dupla entre a rua Américo Lobo e a avenida Rio Branco (ver mapa).

Neste período, também estarão interditadas as seguintes vias: rua Duarte de Abreu, entre avenida Brasil e rua Henrique Burnier; rua Senador Feliciano Pena; rua Barão de Ibertioga; travessa Nestor V. de Magalhães (Partido Alto); rua Oscar Surerus, entre rua Agassis e avenida Brasil; rua Frederico Lage, entre rua Henrique Burnier e avenida Brasil; rua Dr. Luiz Andrés, entre rua Henrique Burnier e avenida Brasil; e rua Mariano Procópio, entre rua Antonio Lagrota e Marechal Setembrino de Carvalho. O trânsito será permitido apenas aos moradores da região.

Além das interdições, a região terá as seguintes alterações:

  • Implantação de mão dupla na rua Américo Lobo, entre avenidas Rui Barbosa e Brasil.
  • Inversão no sentido de circulação da rua Antônio Lagrota, sentido Mariano Procópio/avenida Brasil.
  • Inversão no sentido de circulação na Rua Henrique Burnier, entre a rua Tereza Cristina e avenida  Rui Barbosa, neste sentido.
  • Será permitida a conversão à esquerda dos veículos provenientes da avenida Barão do Rio Branco (sentido Manoel Honório/Centro) em direção a avenida Brasil (margem direita) na ponte do Manoel Honório.
  • Fica proibida a conversão à esquerda dos veículos provenientes da avenida Brasil (margem esquerda) em direção à ponte do Manoel Honório.
  • No sábado, fica proibida a conversão à esquerda dos veículos provenientes da rua Bernardo Mascarenhas em direção à rua Tereza Cristina, com liberação prevista de acordo com avaliação dos agentes de Trânsito.
  • Na segunda-feira, as ruas Luiz Andrés e Duarte de Abreu, entre a avenida Brasil e a rua Henrique Burnier, serão utilizadas para concentração dos carros alegóricos.

Os agentes de Trânsito e o Pelotão de Trânsito darão atenção especial aos seguintes cruzamentos:

  • Avenida Brasil (margem direita) com Avenida Rui Barbosa;
  • Avenida Rui Barbosa com Rua Américo Lobo;
  • Rua Américo Lobo com Avenida Brasil (margem esquerda);
  • Avenida Brasil com Avenida Barão do Rio Branco (duas margens).

Confira as mudanças no itinerário dos ônibus nos dias de desfile

Os textos são revisados por Mariana Benicá