Campanha da Fraternidade quer discutir a situação da Saúde Pública
Campanha da Fraternidade 2012 quer discutir a situação da Saúde Pública
Repórter
Fazer a sociedade refletir sobre a saúde da população. Esse é um dos objetivos da Igreja Católica ao lançar a Campanha da Fraternidade 2012, que tem como tema "Fraternidade e Saúde Pública" e lema "Que a saúde seja difundida sobre a Terra". O lançamento coincide com o início da Quaresma, período de penitência, oração e caridade para os católicos.
Segundo o arcebispo Dom Gil Antônio Moreira, ao propor o tema, a igreja quer ver, julgar e agir para que a população tenha o direito à saúde, previsto em lei, garantido. "A maioria da população vive na penúria, dependendo do SUS [Sistema Único de Saúde], que não funciona da maneira como deveria. A saúde é um assunto de todos e a igreja quer que a sociedade reflita sobre isso", expõe o metropolita.
Ainda de acordo com o arcebispo, a Campanha da Fraternidade na Arquidiocese de Juiz de Fora terá participação ativa de 86 paróquias distribuídas em 37 cidades. "Todos preparam-se para uma Via Sacra em família, quando serão discutidos fatos relacionados à saúde, com posterior leitura de um trecho da palavra de Deus que se relaciona com o assunto", explica.
Dentro da programação da Campanha da Fraternidade em Juiz de Fora, será realizada, no dia 4 de março, a 3ª edição da Via Sacra da Juventude, quando cerca de dez mil pessoas percorrerão a pé o trecho entre a Capela de Nossa Senhora de Fátima, na Cidade Alta, e o Morro do Cristo.
- Meio ambiente é tema da Campanha da Fraternidade de 2011
- Penitência e caridade marcam o período da Quaresma
- Falta de médicos e precariedade no atendimento aos usuários das Uaps são criticadas em audiência
50 anos de criação da Arquidiocese de Juiz de Fora
Em 14 de abril de 1962, a então Diocese de Juiz de Fora passou à categoria de Arquidiocese. Para marcar os 50 anos de elevação, será realizada, no próximo dia 14 de abril, uma romaria arquidiocesana ao Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, onde os fieis participarão de Missa de Ação de Graças.
Ainda dentro das comemorações pelos 50 anos da Arquidiocese, outra grande celebração está marcada para o dia 7 de junho, quando haverá celebração unificada de Corpus Christi no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio. A expectativa é de que mais de 200 ônibus levem cerca de dez mil fiéis de toda a região para participar da celebração.
Os textos são revisados por Mariana Benicá