Sexta-feira, 2 de março de 2012, atualizada às 19h35

Negociação entre motoristas, cobradores e Astransp evolui e Operação Preguiça é cancelada

Thiago Stephan
Repórter
Reunião

Está suspensa, temporariamente, a Operação Preguiça, anunciada pelos trabalhadores do transporte público de Juiz de Fora, inicialmente marcada para esta segunda-feira, 5 de março. Nesta sexta-feira, dia 2, representantes do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário (Sinttro) se reuniram com diretores da Associação Profissional das Empresas de Transporte de Passageiros de Juiz de Fora (Astransp) para negociação mediada pela Gerência Regional do Trabalho e Emprego de Juiz de Fora.

Os empresários, que inicialmente acenaram para concessão de reajuste de 6%, aumentaram o percentual para 8,43%, que ainda é inferior ao índice de 12,15% exigido pela categoria. Profissionais com mais de cinco anos nas empresas terão abono de 3%. Outro ponto da negociação diz respeito ao abono de férias. Os empresários propuseram extra de 10% para funcionários que não tiveram falta durante todo o ano. Aqueles que faltarem até cinco vezes, receberão abono de 5%. Em relação ao tíquete alimentação, a proposta é passar de R$ 190 para R$ 210.

O ponto mais polêmico da negociação é o intervalo de repouso e alimentação, previsto no artigo 71 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A Astransp ainda vai levar aos empresários questões relativas a esse intervalo, que vem sendo alvo de críticas por parte dos trabalhadores. A associação apresentará resposta sobre o assunto na manhã desta quarta-feira, dia 7. Posteriormente, os trabalhadores se reunirão em assembleia para decidir se aceitam ou não as propostas apresentadas pela Astransp. A possibilidade de greve não está descartada.

Os textos são revisados por Mariana Benicá


ACESSA.com - Negocia??o entre motoristas, cobradores e Astransp evolui

Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!