V?timas de deslizamento no Linhares são enterradas no Municipal
Vítimas de deslizamento no Linhares são enterradas no Municipal
Polícia Civil instaura inquérito para apurar as causas das mortes. Cesama afirma que é preciso aguardar as investigações
Repórter
19/3/2012
Foram enterrados no início da tarde desta segunda-feira, 19 de março, no Cemitério Municipal, os corpos de Larice Aparecida da Silva Quina e Anna Beatriz Varela. As duas tinham 19 anos e morreram soterradas após deslizamento de terra ocorrido na manhã do último domingo, dia 18.
Elas estavam na residência de número 353 da rua Roberto Hargreaves, no bairro Linhares. Outros dois imóveis também foram atingidos. A ocorrência mobilizou 40 homens do Corpo de Bombeiros, que chegaram ao local dos deslizamentos por volta de 7h20 de domingo. Oito viaturas foram deslocadas. Os corpos foram encontrados por volta de 11h.
- Polícia Civil instaura inquérito para apurar as causas das mortes. Cesama afirma que é preciso aguardar as investigações
- Três deslizamentos e inundações atingem Matias Barbosa
- Além Paraíba confirma três mortes devido às chuvas
Nesta segunda-feira, 19, a Defesa Civil esteve na região para reavaliar a situação e definir o que será feito. O imóvel onde morreram as duas jovens e duas residências vizinhas seguem interditados. O prefeito Custódio Mattos determinou que as famílias que precisarem de ajuda recebam auxílio-moradia. De acordo com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), as famílias interessadas em receber o benefício serão cadastradas pela Secretaria de Assistência Social (SAS) até o final desta semana. O valor é de R$ 240. O prefeito ainda definiu que as famílias afetadas sejam incluídas no programa Minha Casa, Minha Vida. Assim, quem perdeu sua residência não precisará entrar no sorteio utilizado para definir os contemplados.
Investigação
A população local relatou aos bombeiros que trabalhavam no resgate das vítimas que o deslizamento ocorreu em razão de um vazamento na rede de captação de águas pluviais. Por meio de sua assessoria de comunicação, a Cesama informou que "tão logo recebeu o comunicado sobre o acidente, a empresa enviou funcionários e engenheiros para prestarem auxílio à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros no atendimento aos moradores." Por meio de nota, a companhia informou, ainda, que é preciso aguardar as investigações técnicas para obter informações sobre as possíveis causas do deslizamento.
De acordo com a assessoria de comunicação da Polícia Civil, ainda no domingo, 18, peritos estiveram na rua Roberto Hargreaves. Entretanto, novas perícias vão ser realizadas de acordo com o andamento da retirada dos escombros, a fim de detectar as causas do incidente. Nesta segunda-feira, 19, a delegada Maria Pontes instaurou inquérito policial para apurar as causas do deslizamento.
Os textos são revisados por Mariana Benicá