Falta de sinalização com nome de rua gera transtornos a juiz-foranos
Falta de sinalização informando nome de rua gera transtorno aos moradores do Barreira
Estrada do Campo Grande mudou para avenida Eudóxio Infante Vieira em 1999, mas até o momento não consta emplacamento na via
Repórter
14/7/2012
A falta de sinalização informando o nome de uma via tem causado transtornos aos moradores do bairro Barreira do Triunfo e também a quem visita ou passa pelo local. De acordo com o oftalmologista, Marcelo Infante, devido à falta de informação, algumas correspondências são extraviadas. Infante afirma que o problema é antigo. "Em 1999, mudaram o nome da antiga estrada do Campo Grande para avenida Eudóxio Infante Vieira, porém, não foi colocada uma placa com o nome da rua, o que gera muita confusão."
Segundo o oftalmologista, o catálogo telefônico e alguns mapas disponíveis na internet continuam com o nome antigo do local. "Às vezes alguém está naquela região procurando por alguma família e acaba se perdendo na localidade, pois algumas pessoas do bairro não sabem o nome da rua", diz.
- Juiz de Fora tem leis municipais com palavra que não existe
- Em 2010, 39,7% dos projetos que viraram leis são de títulos honorários, dias municipais e nomes de rua
Um morador do Barreira do Triunfo, que preferiu manter a sua identidade preservada, disse que usar o Global Positioning System (GPS), sistema de posicionamento global, é algo impossível, pois o aparelho não identifica a rua com o nome atual.
Quem também relata a falta de comunicação é a secretária Virgínia Menon. "A rua é conhecida como estrada Velha da Represa, estrada da Represa, estrada do Campo Grande e, por alguns, como avenida Eudóxio Infante Vieira. Apesar disso, não tenho transtorno com a chegada das correspondências porque o carteiro já sabe do nome da rua, e sempre colocamos como ponto de referência uma horta da via."
É Lei
A sanção e aprovação da Lei 09540, que altera o nome da rua foi publicada no dia 13 de julho de 1999, pela Câmara Municipal , na gestão do ex-prefeito Tarcísio Delgado. De acordo com Infante, há quatro anos ele vem tentando sinalizar o local, mas a Prefeitura ainda não ofereceu uma solução.
O Portal ACESSA.com buscou informações sobre a denominação da rua e constatou que na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios), a alteração já foi realizada e o CEP do lugar é 36092-390. Já no Guiatel, catálogo que oferece aos usuários do sistema telefônico um livro com a relação de todos os assinantes possuidores de uma linha telefônica, o problema persiste.
No guia, a via ainda consta como estrada da Represa João Penido, com o CEP 36001-970, porém, a empresa explicou que a relação com os nomes dos usuários é comprada da operadora de telefonia que atende à região. Além disso, afirmou que já recebeu uma solicitação do oftalmologista solicitando a mudança. De acordo com o Guiatel, o setor responsável da empresa vai avaliar o pedido para fazer a alteração, mas ainda não tem um prazo para que isso ocorra.
Emplacamento
De acordo com a assessoria da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), a Prefeitura contratou uma empresa para fazer o emplacamento das ruas que ainda não possuem identificação e afirmou que a previsão para as placas começarem a ser entregues é até o final de julho. A Settra acrescentou que está realizando um levantamento dos lugares que não possuem identificação e que os moradores podem fazer as solicitações pelo telefone (32) 3690-8218.
Os textos são revisados por Mariana Benicá