Jovens se preparam para a Jornada Mundial da Juventude

Por

Jovens se preparam para a Jornada Mundial da Juventude
Quinta-feira, 18 de outubro de 2012, atualizada às 11h15

Jovens da cidade se preparam para a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013

Da Redação

Juiz de Fora realiza a terceira edição do evento Jesus nas Praças, nos dias 19 e 20 de outubro, como preparação para a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013.

A programação começa nesta sexta-feira, 19 de outubro, às 19h, no Colégio Santos Anjos, que fica na avenida Garibaldi, 170, no bairro Vitorino Braga. O evento é um luau e vai trazer o cantor, Brais Oss, do canal da TV Canção Nova.

Já no sábado, 20 de outubro, ocorre a Pré-jornada, de malas prontas para o JMJ Rio 2013, a partir das 12h, na Praça da Estação. No local, vão se apresentar o Ministério Promessas, da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, do bairro Floresta; o Ministério Divina Providência, da Comunidade Nossa Senhora do Carmo, do bairro Jardim Natal; o Ministério de Dança Nossa Missão, da Comunidade Nossa Senhora da Misericórdia, do bairro Amazônia; o Frutos de Medjugorje da cidade de Magé (RJ) e o Ministério Resgate, da Comunidade Resgate de Juiz de Fora. O evento terminará com a Santa Missa, celebrada pelo padre José Maria, do CEM, às 19h30.

Jornada Mundial da Juventude

Segundo informações da assessoria Arquidiocese de Juiz de Fora, a proposta da jornada surgiu no Encontro Internacional da Juventude com o papa João Paulo II, em 1984. O evento reuniu cerca de 300 mil jovens com o Sumo Pontífice, na Praça de São Pedro, no Vaticano. Na ocasião, o papa entregou aos jovens a cruz que se tornaria um dos principais símbolos da jornada (conhecida como a Cruz da Jornada).

O ano de 1985 foi declarado Ano Internacional da Juventude pelas Nações Unidas. Em março houve outro encontro internacional de jovens no Vaticano e, no mesmo ano, o papa anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). A partir daí, foi proposto que, anualmente, os jovens celebrassem em suas dioceses, e em intervalos que variam de dois a três anos, os encontros mundiais. Eles já foram realizados em diversos países, como Roma, Buenos Aires, Espanha, Estados Unidos, entre outros.

A JMJ é marcada por catequeses, testemunhos, partilhas, exemplos de amor ao próximo e à igreja, festivais de música e atividades culturais. Em 2013, a jornada será no Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho. O lema da JMJ-Rio 2013 é Ide e fazei discípulos entre todas as nações (Mt 28, 19).