Segunda-feira, 22 de outubro de 2012, atualizada às 16h30

Senador Firmino decreta situação de emergência por 90 dias após temporal

Nathália Carvalho
Repórter
Chuva em Senador Firmino

A Defesa Civil de Minas Gerais já detectou os primeiros estragos e alertas causados pelo período chuvoso em todo o Estado. Foi ordenada situação de emergência por 90 dias na cidade de Senador Firmino, após um grande temporal que atingiu a cidade na última sexta-feira, 19 de outubro. De acordo com as informações da Secretaria de Administração e Planejamento do município, a chuva veio acompanhada de vento muito forte e granizo.

Durante a tempestade, coberturas e telhados de casas foram totalmente ou parcialmente arrancadas e as ruas ficaram cobertas por lama. Os locais mais atingidos são os bairros de Chácara (fotos), Córrego dos Lanas e Sobreira na Zona Rural. Ninguém ficou ferido e não houve desabrigados. Cerca de cem famílias ficaram desalojadas, mas, segundo a Defesa Civil de Senador, os locais estão sendo restaurados e as pessoas já estão voltando para suas casas.

A preocupação da cidade, contudo, é para a chuva prevista para atingir a cidade na madrugada desta segunda-feira, 22. A Defesa Civil informa que está realizando trabalhos de prevenção nos locais mais críticos e o barro ainda está sendo tirado das ruas.

Chuva em Senador Firmino Chuva em Senador Firmino

Registro de primeira morte

Já na cidade de São Thomé das Letras, na região do Sul de Minas, foi registrada a primeira morte no período chuvoso. Segundo informações da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), o carioca Flávio Muniz de Abreu, de 23 anos, foi atingido por um raio durante um festival realizado no último dia 12 de outubro. Ele chegou a ser hospitalizado, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Além dos casos citados, de acordo com publicação oficial da Cedec desta segunda-feira, 22, foi registrado, até o momento, que 120 casas ficaram danificadas e 100 famílias desalojadas em todo o estado.

Previsão do tempo

O período de chuvas deve voltar a se intensificar durante esta semana ao longo de toda a região da Zona da Mata mineira. De acordo com o meteorologista do Centro de Climatologia Tempo Clima Puc/Minas, Heriberto dos Anjos, apesar da estabilidade climática da região, a chegada de uma frente fria irá causar temporais de forte intensidade com possibilidade de raios a partir desta quarta-feira, 24. A previsão é que chova também no final da noite desta segunda e na terça, em menor escala. As temperaturas irão oscilar entre 17º C e 28º C durante o período.

ACESSA.com - Senador Firmino decreta situa??o de emerg?ncia por 90 dias

Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!