Assinado protocolo para investimentos na área de segurança pública
Assinado protocolo para investimentos na área de segurança pública de JF
Durante evento, que reuniu PJF, PM e empresas privadas, foram apresentados os 54 pontos que receberão câmeras de monitoramento por meio do projeto Olho Vivo
*Colaboração
23/4/2013
Em coletiva realizada nesta segunda-feira, 23 de abril, foram anunciados projetos de investimentos na área de segurança pública para Juiz de Fora. O prefeito Bruno Siqueira (PMDB) assinou, em parceria com a 4ª Região da Polícia Militar (4ªRPM), um protocolo de intenções que prevê ações integradas.
Entre elas estão a implantação do projeto Olho Vivo, o curso de aprimoramento do contato dos agentes públicos com a imprensa, a implantação de uma rede mediadora de conflito que se encontra com o projeto sendo elaborado, a continuidade das ações do Conselho Muncipal de Políticas Integradas, o fortalecimento da aplicação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd), já praticada nas escolas, além do curso de Pós-Graduação em Segurança Pública e Cidadania e da ampliação do programa Ambiente de Paz.
- Pizzaria é assaltada na avenida Rio Branco e clientes são feitos reféns
- Estudante de 14 anos xinga e ameaça a diretora de morte no Linhares
- Dois adolescentes de 14 anos são assaltados no São Mateus
Para a implantação do Olho Vivo, foi anunciada a participação da empresa MRS Logística, que fará uma concessão do domínio da malha ferroviária para que sejam instalados os cabos de fibra óptica, além do apoio da Oi Telemar, que irá liberar os dutos para que o fios possam ser passados. 'A parceria com essas duas empresas possibilitou estender o projeto para a Zona Norte, para os bairros de Benfica e Santa Cruz. Serão 54 câmeras implantadas em bairros estratégicos [confira, abaixo, a lista dos 54 locais], algumas no Centro, outras em bairros onde nós temos um comércio mais atuante, para dar a sensação de segurança e monitoramento. Nós estamos conversando com a PM para fazer o monitoramento e a gravação. Serão câmeras especiais que irão captar a longo alcance, funcionando na ausência de luz, exatamente para ver o que ocorre nas ruas da cidade', relatou o prefeito.
Serão destinados R$ 3 milhões, disponibilizados pelo Governo do Estado, para a implantação das câmeras. O prefeito disse, ainda, que vai a Belo Horizonte para formalizar mais uma etapa do processo, e acredita que as instalações irão ocorrer nos próximo meses, sendo um período destinado à etapa de obras e outra à instalação dos dispositivos.
*Cintia Charlene é estudante do 7º período de Comunicação Social da UFJF(36) Av. Francisco Bernardino / Rua Benjamin Constant (37) Av. Rio Branco / Av. Getúlio Vargas