Segunda-feira, 22 de julho de 2013, atualizada às 17h30

Recadastramento do CadÚnico termina no dia 30 de julho


Da Redação
Bolsa Família

Todas as famílias incluídas no Cadastro Único (CadÚnico), abrangendo as beneficiárias do Programa Bolsa Família, e que estão com os dados desatualizados há mais de quatro anos, devem fazer a atualização até 30 de julho. Aqueles que não realizarem a atualização dos dados terão o cadastro excluído do sistema nacional. Segundo a assessoria da Prefeitura de Juiz de Fora, mais de 7 mil pessoas devem fazer o recadastramento.

Os beneficiários devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), para o recadastramento, portando original e cópia da carteira de trabalho de todos os adultos da casa; do comprovante de renda (contracheque, declaração de renda, extrato bancário); do carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), comprovante de aluguel ou moradia; da certidão de nascimento das crianças da casa; do CPF; do titulo de eleitor de todos os adultos; da conta de luz ou telefone; e da declaração escolar.

O CadÚnico é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, que tenham renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou total de até três salários mínimos. Ele permite conhecer a realidade socioeconômica dessas famílias, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e os dados de cada um dos componentes da família.

O cadastro é a porta de acesso a qualquer programa social dos governos Federal e Estadual, como Bolsa Família, tarifa social de luz e telefone, isenção de inscrição em concursos públicos, recolhimento ao Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) da dona de casa e Minha Casa, Minha Vida.

Para garantir a boa gestão do Cadastro Único, qualquer alteração, como mudança de endereço ou renda, localização da escola dos filhos para o acompanhamento de frequência escolar e a composição familiar, deve ser comunicada à gestão municipal.

Para dúvidas ou outras informações referentes ao CadÚnico, basta entrar em contato com o Departamento de Transferência de Renda da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone (32) 3690-7071.

Confira neste link as pessoas que devem fazer o recadastramento para a atualização dos dados. Segundo a Prefeitura, caso o nome de alguma pessoa que já fez o recadastramento esteja na lista, o aviso deve ser desconsiderado.

ACESSA.com - Recadastramento do Cad?nico termina no dia 30 de julho

Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!