Primavera deve ser marcada por pancadas de chuvas no fim das tardes
A primavera, estação que marca a transição entre os períodos seco e chuvoso, começa oficialmente neste domingo, 22 de setembro, às 17h44. A estação das flores é marcada por belas paisagens e uma grande diversidade de plantas que vão colorir a cidade.
Com a estação, também se iniciam as pancadas de chuva que ocorrem com frequência no final da tarde e à noite, em função do aumento do calor e da umidade. A estação traz, ainda, as tempestades causadas por frentes frias que podem vir acompanhadas de granizo e rajadas de vento. Neste ano, a primavera termina no dia 21 de dezembro, às 15h11.
De acordo com o meteorologista da Cemig, Arthur Chaves de Paiva Neto, os três meses que compõem a primavera apresentarão características distintas com relação às chuvas. Em outubro, vão predominar as pancadas intensas e rápidas em Minas Gerais. No Sul do Estado, são esperadas chuvas acima da média. Já no Triângulo Mineiro, o volume deve ficar abaixo do normal, enquanto que nas demais regiões as chuvas ficam dentro da normalidade.
- Semana Nacional do Trânsito é marcada por várias atividades no Parque Halfeld
- Frente fria chega a Juiz de Fora e faz temperaturas caírem
Em novembro, a previsão é de chuvas dentro da normalidade em todas as regiões do Estado. No fim da estação, em dezembro, as chuvas acontecem de maneira mais contínua, com a ocorrência de episódios da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). As chuvas ficarão ligeiramente abaixo do normal no Triângulo, Sul, Leste e Oeste e acima da média no Norte e Centro. Nas demais regiões de Minas, as chuvas ficam dentro da normalidade.
Dicas de segurança
O gerente de segurança do trabalho, saúde e bem-estar da Cemig, João José Magalhães Soares, destaca alguns procedimentos básicos que devem ser adotados durante as tempestades. Segundo o especialista, todos os equipamentos elétricos devem ser retirados das tomadas, evitando risco de queima ou a segurança das pessoas.
Outro ponto importante é que, durante períodos de rajadas de ventos e descargas atmosféricas, as antenas de TV podem se desregular. Se isto acontecer, nunca suba nos telhados para ajustá-las, pelo risco de queda, de choque elétrico e de ser atingido por um raio. Se for preciso falar com alguém por telefone, durante as tempestades, o gerente da Cemig ressalta que a melhor opção é o celular, desde que não esteja plugado na tomada, ou o telefone sem fio, porém, eles não devem ser utilizados em cima de lajes ou em locais descampados.
Em caso de fio partido, o gerente ressalta que as pessoas devem se afastar do local e informar imediatamente a ocorrência à Cemig por meio do telefone 116, que funciona 24 horas por dia.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!