Farm?cia Central é inaugurada na rua Esp?rito Santo
Farmácia Central é inaugurada na rua Espírito Santo
Objetivo é transferir as atividades do PAM Marechal. O espaço conta com quase 130 medicamentos
Repórter
23/10/2013
Na manhã desta quarta-feira, 23 de outubro, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) inaugurou a Farmácia Central, na rua Espírito Santo 1.064, Centro. A iniciativa é uma parceria entre a PJF e o Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa também teve o apoio do Governo Estadual.
O novo local tira o serviço do terceiro andar do PAM Marechal, onde vinha sendo realizado. Com uma equipe 50% maior, três farmacêuticos à disposição, além de instalações mais confortáveis, sistema informatizado, distribuição de senha e cadeiras para os pacientes aguardarem, o espaço conta com quase 130 medicamentos distribuídos gratuitamente à população, inclusos na Cesta Básica de Medicamentos do Governo Federal. Apenas em medicamentos, foram investidos mais de R$ 1 milhão.
- Minas Gerais pode ganhar 11 novos municípios
- Polícia Civil prende mais um suspeito do tráfico de cocaína
- DER conclui operação de apreensão dos ônibus da FrotaNobre
O Secretário de Saúde, José Laerte, acredita que a Farmácia Central dará maior acessibilidade e assistência, de forma mais digna, à população. "A condição da antiga farmácia não atendia as exigências mínimas para o usuário. Hoje estamos dando um conceito novo de assistência farmacêutica. Agora o município dá um novo foco com a inauguração de uma série de farmácias regionais", afirma.
O vereador Nilton Militão (PTC), diz que, com o novo espaço, todos saem ganhando. "O cidadão não terá mais gastos com os medicamentos que estejam neste pacote. O município, que antes perdia remédios vencidos, também vai economizar. A organização vai dar ao paciente um serviço eficiente para ter acesso ao seu direito de saúde. Além disso, a regionalização, que está começando aqui no Centro, vai atingir em breve outros bairros e dar mais humanização e eficiência aos juiz-foranos", conta.
Prefeito fala do futuro
O prefeito Bruno Siqueira (PMDB) lembra que a inauguração da Farmácia Central é mais um dos passos para descentralizar as atividades do PAM Marechal. "É o início do processo de modificações no PAM Marechal, que hoje recebe praticamente todos os serviços relativos à saúde pública da cidade. A retirada da farmácia, que estava em um local de difícil acessibilidade, dará conforto para usuários e servidores municipais. Nos próximos meses, a Vigilância de Saúde irá transferir o restante dos serviços para o novo local, na avenida dos Andradas", concluí.