Fam?lias que não estáo com Cad?nico em dia podem ser exclu?das

Por

Quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014, atualizada às 09h34

Famílias que não estão com CadÚnico em dia podem ser excluídas do sistema

As famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) que não realizam a atualização de informações desde janeiro de 2012, devem procurar a sede da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), localizada na rua Halfeld, 450/6º andar – Centro, o mais breve possível, para que seja feita a revisão. Caso não seja cumprida essa condicionalidade, as famílias poderão ser excluídas do sistema nacional.

Para a atualização dos dados, é necessário original e cópia dos seguintes documentos: comprovante de renda (contracheque, declaração de renda, extrato bancário); certidão de nascimento de todas as crianças e adolescentes da casa; certidão de casamento; cadastro de pessoa física (CPF); registro geral de identificação (RG) – carteira de identidade; carteira de trabalho e previdência social de todos os adultos da casa; título de eleitor de todos os adultos da casa; conta de luz ou telefone e declaração de matrícula escolar.

O CadÚnico é um instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda, entendidas como aquelas com renda igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa (per capita) ou renda familiar mensal de até três salários mínimos. Suas informações podem ser utilizadas pelos governos federal, estaduais e municipais para obter diagnóstico socioeconômico das famílias cadastradas, para, desta forma, possibilitar a análise das suas principais necessidades.

Através do CadÚnico é possível se inscrever em projetos e programas como o Bolsa Família (PBF), carteira do idoso, Curso Preparatório para Concursos (CPC), Minha Casa Minha Vida (PMCMV) e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), além do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e outros. Em caso de dúvidas, o telefone do Departamento de Transferência de Renda é o 3690-7071.