Comunidades da Arquidiocese de Juiz de Fora celebram Cosme e Damião
Comunidades da Arquidiocese de Juiz de Fora celebram Cosme e Damião
A Igreja Católica celebra no dia 26 de setembro o dia de São Cosme e Damião. Para lembrar a data, algumas comunidades da Arquidiocese de Juiz de Fora homenageiam os santos com programação especial.
Na cidade de Santos Dumont, a comunidade que leva o nove dos santos, do dia 23 ao dia 25 deste mês, celebrará missas sempre às 19h. No dia 26, às 18h30, haverá procissão saindo da Comunidade São Jorge em direção à Comunidade São Cosme e Damião que fica na rua Carlos Augusto do Nascimento s/n°, no bairro Quarto Depósito. Haverá funcionamento de barraquinhas em todos os dias da festa
- Mercearia é assaltada na Zona Norte na noite de domingo
- Homem leva facada e morre após briga de bar
- No início da Primavera, Juiz de Fora segue sem previsão de chuvas
Em Matias Barbosa, a festa em honra aos padroeiros começa no dia 23 e segue até o dia 25, sempre às 19h. Na sexta-feira, 26, as 19h30 haverá missa, e logo após será realizada procissão pelas ruas da cidade.
A Capela São Cosme e São Damião fica na Rua Moacir Alves de Souza s/nº, no bairro Vila São Damião, área rural de Matias Barbosa.
São Cosme e São Damião
Eram irmãos gêmeos, médicos de profissão e santos na vocação da vida. Viveram no Oriente e, desde jovens, eram habilidosos médicos. Com a conversão passaram a ser também missionários.
Viveram na Ásia Menor, até que diante da perseguição de Diocleciano, no ano 300 da era cristã, foram presos, pois eram considerados inimigos dos deuses e acusados de usar feitiçarias e meios diabólicos para disfarçar as curas.
Jamais abandonaram a fé e foram decapitados em 303. São considerados os padroeiros dos farmacêuticos, médicos e das faculdades de medicina.
Com informações da Arquidiocese de Juiz de Fora