Seca: Mais trás cidades declararam estado de emergência em MG
Seca: mais três cidades declararam estado de emergência em MG
Segundo o Inmet, há previsão de chuva apenas na próxima semana
*Colaboração
21/10/2014
Cento e sessenta e três cidades declararam estado de emergência em Minas Gerais devido a estiagem que vem atingindo grande parte das cidades do estado. De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil, o quadro de seca vem desde o início do ano. Entre o último sábado, 18, até nesta terça-feira, 21, os municípios de Formiga, Malacacheta e Dona Euzébia declararam tal situação. As aulas das escolas municipais de Formiga estão suspensas devido ao precário abastecimento de água na cidade desde a última segunda-feira, 20.
De acordo com o major superintendente técnico operacional de defesa civil de Minas Gerais, Anderson de Oliveira, o órgão trabalha visando amenizar situações de fome, sede e frio, além de auxiliar as cidades que já foram homologadas com tal situação com água, por meio de caminhões-pipa, e alimentação, doando cestas-básicas.
- Loteria é assaltada na Cidade do Sol durante a manhã
- Polícia Federal investiga suspeita de fraudes em concurso público da UFJF
- Trânsito no Centro de Juiz de Fora sofrerá alterações nesta quarta
Quando uma cidade declara estado de calamidade pública e/ou emergência, as ações e atendimentos a mesma são feitos com mais agilidade. "É importante que as cidades comuniquem a nós os problemas. Assim conseguimos ajuda num espaço de tempo bem mais curto que o normal", explica. Ele acrescenta que muitos municípios não têm preparo com situações de calamidade, e por isso não comunicam ao estado e não conseguem fazer a gestão desses desastres.
Segundo o superintendente, é importante que os prefeitos identifiquem os problemas antes que agravem, uma vez que as ações preventivas são mais eficazes que os trabalhos emergenciais, como a implementação de postos artesianos, ao invés de utilizar os caminhões-pipa. "Assim as cidades não sentiriam tanto impacto com a falta de chuvas", declara Oliveira.
Em Minas Gerais, 110 municípios serão ajudados com alimentação e 90 rotas já foram montadas para levar água àquelas que estão com problemas de abastecimento por causa da seca.
Sem chuva
Apesar da diminuição de temperatura, Juiz de Fora segue até o final da semana sem chuva forte. Segundo o 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há previsão de chuva isolada para esta terça-feira na cidade, associada ao calor e a falta de umidade. Ao longo da semana, as temperaturas devem subir. A mínima deverá ser de 16ºC e máxima de 29º C com tendência de ligeira elevação, como afirma o meteorologista Cléber de Souza. "Uma massa de ar seco chega ao estado e deve ganhar força nos próximos dias." A partir de sábado, o quadro de chuva deve aumentar em virtude de uma frente fria que vem em direção ao Sudeste. A umidade relativa do ar deve permanecer dentro da normalidade, registrando 50%, o que melhora a qualidade do ar.
Já nas três últimas cidades que foram decretadas em estado de emergência, a previsão é, que até sábado, pode ocorrer pancadas de chuvas isoladas. Em Formiga, a máxima deve registrar 32ºC e a mínima é de 17ºC, podendo sofrer elevação. Já Dona Euzébia permanece com céu parcialmente nublado com temperaturas que variam entre 15 e 30ºC. Em Malacacheta, o tempo segue parecido. "Deve chover hoje na cidade, mas nada significativo". A umidade relativa do ar é de 30 % pela manhã e 70 % a tarde.
*Vívia Lima é estudante do 7º período de Jornalismo da UFJF