Juiz-foranos podevão acessar tr?nsito em tempo real pelo Infotrans
Juiz-foranos poderão acessar trânsito em tempo real pelo Infotrans
São imagens em 360° de câmeras instaladas em 10 pontos da região Central da cidade que ficarão ativas 24 horas por dia
Repórter
29/12/2015
Os juiz-foranos poderão acompanhar, a partir desta terça-feira, 29 de dezembro, o trânsito em 10 pontos da região Central, em tempo quase real, pelo site da Prefeitura de Juiz de Fora. A rede aberta, que pode ser acessada pelo link do Infotrans mostra imagens destes trechos através de câmeras 360° durante 24 horas por dia. O sistema disponibilizado para a população será mais uma ferramenta associada ao Centro de Controle e Monitoramento (CCM) instalado em outubro deste ano para o acompanhamento e controle estratégico do tráfego pela Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra). As informações também serão repassadas para o aplicativo Waze, que compartilha os dados sobre o trânsito.
As imagens disponibilizadas têm atraso mínimo de um minuto, nos trechos da: avenida Rio Branco com a avenida Brasil, Getúlio Vargas e rua Floriano Peixoto; avenida Itamar Franco com a avenida Getúlio Vargas, avenida Francisco Bernardino com a rua Marechal Deodoro, avenida Rio Branco com a avenida Francisco Bernardino, avenida Francisco Bernardino com a rua Benjamin Constant, avenida Rio Branco com a avenida Itamar Franco, avenida Itamar Franco com a rua Monsenhor Gustavo Freire e avenida Rio Branco com a avenida Dr. José Procópio Teixeira.
- Motoboy perde motocicleta e RS 200 em falsa entrega no bairro São Sebastião
- Coleta de lixo em Juiz de Fora será suspensa no feriado de sexta-feira
Conforme o prefeito Bruno Siqueira, esta é mais uma etapa dos serviços do CCM que passa a oferecer imagens destes pontos para todos os juiz-foranos que querem acompanhar em tempo quase real o tráfego da cidade. "As pessoas vão poder ver qual rua está com congestionamento naquele determinado horário, e qual melhor ponto de circulação. Outra vantagem será para os meios de comunicação que poderão informar sobre o trânsito a partir do acesso direto ao site", explica. O investimento é de R$ 11 mil por mês para toda a manutenção, transmissão e equipamento.
O secretário da Settra, Rodrigo Tortoriello, completa que o sistema foi implementado em dois meses. "Fizemos testes para certificar a funcionalidade, mas caso haja algum problema o usuário poderá entrar em contato pelo settratende@pjf.mg.gov.br e solicitar o reparo. Todas as imagens Full HD usadas pelo Centro de Controle é compactado para o servidor que disponibiliza uma imagem mais leve para que as pessoas possam ter acesso pelo celular e computador".
Após dois meses de funcionamento, o secretário afirma que o CCM tem auxiliado no posicionamento de agentes de trânsito, atendimento de ocorrências e identificação de paradas irregulares. "A Lei já prevê autorização para multas a partir da observação por imagens de câmeras, mas a secretaria não tem previsão para adotar esta medida. O sistema está usado apenas para a organização dos trabalhos da Settra e será fundamental para levantamentos de fluxos futuro", destaca.