SAU flagra dez descartes clandestinos de res?duos da construção civil em JF
SAU flagra dez descartes clandestinos de resíduos da construção civil em JF
Mais um descarte irregular de lixo em via pública foi flagrado, esta semana, pela Secretaria de Atividades Urbanas (SAU). A ação aconteceu no prolongamento da Rua Martins Barbosa, próximo a Três Pontes, no Bairro Benfica. O responsável foi autuado e recebeu multa de R$4.512,85, considerada gravíssima. As rondas de fiscalização dos bota-foras irregulares são realizadas em diversos horários, inclusive nos sábados, domingos e feriados.
Além dessa autuação, a equipe também flagrou e autuou o descarte irregular de resíduos da construção civil no prolongamento da Alameda Santo Antônio, próximo ao trevo da BR-040, no Alphaville; na Rua Fernando Lauro, nas Mansões Bom Pastor por quatro vezes; na Rua Francisco Fayer Sobrinho, no Santos Dumont, próximo ao Estádio Municipal; na Rua Ibitiguaia, no Teixeiras por duas vezes; e também flagrou um caminhão sem proteção para as caçambas de detritos trafegando na Avenida Brasil, no Poço Rico. Os autos de infração emitidos foram encaminhados para a Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público de Juiz de Fora, para outras providências cabíveis.
Conforme a SAU, o resultado é fruto do trabalho dos fiscais de posturas, em parceria com servidores do Departamento Municipal de Limpeza (Demlurb), que mapearam a cidade e identificaram os principais pontos críticos de descarte clandestino de lixo.
A equipe do Departamento de Fiscalização está realizando, também, o levantamento das firmas de caçambas, das áreas de transbordo e de transporte permitidas, bem como a destinação final destes resíduos. Na última semana, servidores do departamento realizaram uma reunião com a Polícia Militar e de Meio Ambiente (PMMA), visando a estreitar a parceria e o apoio já existentes e promover outras ações em conjunto.
O Código de Posturas do Município proíbe qualquer ação que provoque sujeira ou prejuízo à qualidade dos espaços públicos e prevê punições para essas infrações. Caso os responsáveis por descarte irregular sejam flagrados pela fiscalização, serão autuados.
Ecopontos
Na cidade, existem dois ecopontos que recebem gratuitamente restos da construção civil, material reciclável, móveis e eletrodomésticos. Cada cidadão pode entregar diariamente até um metro cúbico de restos da construção civil, o que equivale a dez embalagens de cem litros. O objetivo é evitar que as pessoas descartem entulho irregularmente nas vias do município.
Os ecopontos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. Um na Rua Diva Garcia, em frente ao número 1.200, no Bairro Linhares, e outro em frente ao estacionamento do Estádio Municipal, em São Pedro.