PJF e UFJF firmam parceria para realizar diagnóstico sobre a população em situação de rua

Por

PJF e UFJF firmam parceria para realizar diagn?stico sobre a popula??o em situa??o de rua

Um dos principais efeitos provocados pela emergência sanitária da pandemia de Covid-19 é o aumento visível do número de cidadãos em situação de rua em Juiz de Fora e no país. As dificuldades vivenciadas por essas pessoas foram recebidas pelas entidades assistenciais que notaram a presença de públicos que antes não eram frequentadores habituais do espaço. Com o intuito de fazer um diagnóstico que aponte a situação atual desses indivíduos, a Prefeitura firmou parceria com a UFJF, para a realização de um Censo e Diagnóstico da População Adulta em Situação de Rua de Juiz de Fora, nessa terça-feira (9).

A iniciativa será coordenada pela Faculdade de Serviço Social da UFJF. O levantamento permitirá uma análise qualificada de dados e apontará sugestões de encaminhamentos. O que é uma demanda de movimentos sociais e de entidades de defesa dos direitos humanos, que estão em contato diário com as necessidades dessa população.

Para gerir o projeto, a UFJF e a PJF mantêm um Comitê Interinstitucional, do qual participam representantes de ambas as instituições, visando a estabelecer um canal permanente de diálogo.Por meio dessa parceria, conforme o Município,  ampliam-se as oportunidades para que a produção de conhecimento, feita pela Universidade, por meio das atividades de ensino, pesquisa e extensão, também chegue à população sob a forma de apoio às políticas públicas municipais.

O último dado consolidado sobre a população em situação de rua de Juiz de Fora completa seis anos em novembro de 2022. O estudo feito em 2016 identificou que havia 879 pessoas vivenciando a rua de alguma maneira. Na época, o levantamento sugeriu uma série de políticas públicas que deveriam ser adotadas para atender as demandas desse público. Porém, as indicações foram engavetadas.

Foto: Divulgação PJF/ Carlos Mendonça