Festa Alemã do Bairro Borboleta inicia programação de atividades culturais na próxima terça-feira (6)

Evento receberá em setembro a menção honrosa da 17ª Edição do Prêmio Amigo do Patrimônio, em reconhecimento ao esforço de preservação da cultura alemã e teuto-brasileira

Por Redação

Grupos de dança alemã estão entre as atrações culturais do evento

Treze dias para celebrar a cultura da comunidade alemã em Juiz de Fora, com a expectativa de atrair cerca de 80 mil visitantes entre os dias 6 e 18 de setembro, é a proposta da Festa Alemã do Bairro Borboleta, realizada pela Associação Cultural e Recreativa Brasil-Alemanha- Associação Alemã de Juiz de Fora. A estrutura em 2022 será semelhante a dos anos anteriores, mantida na Rua José Lourenço, que está interditada há mais de um ano. A via, historicamente, era o caminho usado pelos imigrantes alemães, que residiam na antiga Colônia de Cima ( Bairro São Pedro) e também na Colônia do Meio (Bairro Borboleta), para chegar ao Centro.

A estrutura vai contar com 10 mini-restaurantes, 12 boxes de artesanatos típicos, 12 cervejarias artesanais de Juiz de Fora e estacionamento com capacidade para 500 veículos. O trânsito funcionará em sistema binário, em mão única, com o objetivo de facilitar o acesso e a circulação na localidade. Após dois anos de afastamento social, por conta da pandemia de Covid-19, o encontro terá ainda mais significado, segundo o organizador da Festa Alemã Sálcio Del Duca.

"Nossa expectativa é a melhor possível, estamos motivados com a possibilidade de voltarmos a realizar nosso tradicional evento e poder compartilhar nossos hábitos e costumes." O  tema da Festa, conforme o organizador, diz muito. '"Nossas tradições são celebradas em família e em comunidade" e nosso conceito de comunidade é amplo, porque entendemos que todos são bem vindos à nossa Festa e nosso bairro para compartilhar nossas tradições. E outra frase que sintetiza nossa alegria de receber as pessoas é o Komm zum deutschen Schmetterling!!! (Venha para Borboleta Alemã!!!), pois se trata de um convite permanente para as pessoas visitarem nosso bairro o ano todo."

 

O tradicional os concursos de tomadores de chopp em metro e refrigerante em meio metro, comedores de salsichão, chapéu mais enfeitado, arco mais bonito, bierwagen (carro de chopp) serão realizados como nas edições anteriores. Atividades recreativas como Douradão, Roleta e Tombola, típicas das festividades no bairro Borboleta, também poderão ser realizadas pelos visitantes. Há também um espaço dedicado à diversão para as crianças, o Kinderplatz (lugar das crianças), que terá diversos brinquedos.

A Associação Alemã de Juiz de Fora receberá a menção honrosa do 17º Prêmio Amigo do Patrimônio no dia 16 de setembro, pela realização da festa e reconhecimento do esforço de preservação da cultura alemã e teuto-brasileira. A Associação possui o título de Entidade Benemérita de Juiz de Fora, tem o tombamento como Bem Imaterial, por conta da receita do pão alemão e a festa é considerada patrimônio cultural de Juiz de Fora.

Programação

Entre as atrações culturais, além das tradicionais Banda Típica “Alemão Cascudo”, Quarteto Heimatland, Duo Ein Prosit, receberá a estreia do Blasmusik João Weiss, todos músicos que residem no Bairro Borboleta. A programação conta ainda com outros convidados da cidade, entre eles, “Alemanha Lírica: do Lied à Ópera” de Thales Tácito; Recital de Canções Germânicas, com Luane Voigan e Juliana Costa; Coral da Escola Paineira, Coral da Universidade Federal de Juiz de Fora, Banda Beatles Forever e Grupo Paticumbum. Atrações de outras cidades e estados também farão parte da programação. De Blumenau/SC, a apresentação de Ingo Schöder; de Santa Maria de Jetibá/ES, a Banda Germanos; de Petrópolis/RJ, a Germany Polky Band e também da mesma cidade, a Banda Alemã Bauernband.

 

O Grupo de Danças Folclóricas Germânicas Schmetterling se apresentará com suas oito categorias, com pessoas de 3 a 70 anos: Kindergarten (Jardim de Infância), Kleine Kinder (crianças pequenas), Grosse Kinder(crianças grandes), Jugendliche (adolescentes), Erwachsen (adultos), Heimweh (saudades de casa), Senioren (terceira idade) e Mannertanz (dança dos homens) que estarão presentes no palco do evento todos os dias da festa, com apresentações de danças folclóricas.

Outros grupos de dança convidados também integrarão a programação, como o
Grupo Folclórico Macauã com danças brasileiras; CIA Alzei, com a dança do ventre e do Grupo Folclórico Italiano Taratolato. Na lista de atrações também contam os Grupos Folclóricos Germânicos: Blumenberg, Bauerngruppe e Mosel, de Petrópolis/RJ; “Os Pomeranos” e “Pommerland”, grupos de Santa Maria de Jetibá/ES e Grupo Bergfreunde de Campinhos, Domingos Martins/ES.

Além da música e dança, a festa também contará com o monólogo: “Simplesmente Herta- Memórias e Histórias” com o artista Carlos Alberto Klein, da cidade de Dois Irmãos/RS. No espetáculo, Herta compartilha histórias engraçadas e memórias de tempos vividos na colônia alemã e também nos dias atuais. Além da apresentação, haverá a divulgação do livro: “As Aventuras da Herta”.

Ação solidária

A tradição da Festa Alemã vai além das atrações culturais e gastronômicas, reforçando também a participação em ações solidárias e comunitárias. Com isso, a Associação Cultural e Recreativa Brasil-Alemanha- Associação Alemã de Juiz de Fora- promove o recolhimento de donativos para a Ascomcer. A organização destinou um boxe para que os visitantes possam deixar itens como: óleo de soja, pó de café, leite, biscoito(cream cracker ou maizena), feijão além de fraldas geriátricas G e GG.