Morre Glenda Jackson, vencedora de dois Oscar de melhor atriz, aos 87 anos
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Morreu nesta quinta-feira (15) aos 87 anos a atriz britânica Glenda Jackson, que venceu duas vezes o Oscar e abandonou a carreira bem-sucedida para se tornar política.
A confirmação da morte foi feita por Lionel Larner, agente da atriz. Segundo ele, Glenda morreu em sua casa no sudeste de Londres após uma breve doença.
Uma das quatro filhas de um pedreiro e uma faxineira, Jackson deixou a escola aos 15 anos e encontrou trabalho em uma loja antes de entrar na prestigiosa Royal Academy of Dramatic Art, em Londres.
Ela ganhou seu primeiro Oscar de melhor atriz em 1971 por seu papel como uma artista teimosa no filme "Mulheres Apaixonadas", do diretor Ken Russell.
Seu segundo Oscar veio três anos depois por "Um Toque de Classe", uma comédia romântica dirigida por Melvin Frank, na qual Jackson interpretou uma estilista atormentada envolvida em um caso de amor com um empresário americano em Londres.
Jackson também ganhou dois prêmios Emmy por sua interpretação da rainha Elizabeth I da Inglaterra em uma série de televisão da BBC.
Jackson virou política em 1992 e foi eleita membro do Parlamento britânico pelo Partido Trabalhista. Ao desistir da carreira para se dedicar à política, declarou que a vida de atriz não é interessante.
Depois que o partido assumiu o controle do governo, em 1997, ela se tornou ministra júnior dos transportes.
Jackson, porém, renunciou ao cargo dois anos depois, antes de uma tentativa fracassada de se tornar prefeita de Londres. Ela não concorreu à reeleição em 2015, declarando-se muito velha e decidiu voltar a atuar.