Bloco do Barril, em São João Nepomuceno, anuncia que não ir? desfilar em 2015
Bloco do Barril, em São João Nepomuceno, anuncia que não irá desfilar em 2015
O tradicional Bloco do Barril, que saí há 43 anos nas ruas de São João Nepomuceno durante os Carnavais, não irá desfilar em 2015. O anúncio foi feito durante a tarde da última segunda-feira, 27 de janeiro, pelo presidente do bloco, Pedro Augusto Rezende Rodrigues, através de uma nota em sua rede social. A medida é uma forma de protesto a Portaria (Nº01/2015/GAB) emitida pela juíza da 1ª Vara da Comarca de São João Nepomuceno, Flávia de Vasconcelos Araújo, que determina, entre outras coisas, a proibição da distribuição de bebidas alcoólicas, a entrada de menores de 18 nos blocos sem a companhia de um responsável e a contratação de segurança privada para escolas de samba e blocos de carnaval, além da exigência das festas de rua terminarem às 22h.
Na postagem, o presidente do bloco ainda fala da não preservação da cultura da cidade. "Infelizmente olharam para o Barril como se fosse um simples Bloco. Talvez não tenham noção que o Barril é mais que isso. Que o Barril é mais que um Bloco. O Barril não é Bloco há tempos. Ele se transformou em uma manifestação popular. Ele é um Patrimônio Histórico de São João, apesar de ainda não ser reconhecido. Ferir o Barril não é ferir somente o Bloco. É ferir o povo Sanjoanense. É ferir sua história. É ferir sua tradição", diz.
- Confira a programação do Carnaval de Viçosa
- Carnaval no Rio de Janeiro: saiba como curtir os desfiles na Sapucaí
-
Outros organizações carnavalescas da cidade também já confirmaram que não irão sair às ruas em 2015, pelo mesmo motivo. São elas: Bloco do Zé Pereira, Bloco 4 Gerações, Bloco do 3º Andar, Bloco da Girafa e Bloco dos Tourões. O Bloco dos Ranca Tampa, continuará ser feito no Reunião Bar, mas não desfilará. Já o Bloco da Ressaca não confirmou se este ano desfilará no inicio da manhã da quarta de cinzas.
Com informações do Portal SJ Online e da Difusora SJN