Mostra resgata a história do bairro Benfica

Por

Mostra resgata a história do bairro Benfica A exposição, que segue até o dia 25 de setembro, reúne objetos como fotos, maquetes, painéis e até um tijolo e uma telha da primeira construção do bairro

Aline Furtado
Repórter
11/8/2010

No mês em que é comemorado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, no dia 17 de agosto, o bairro Benfica, localizado na região Norte de Juiz de Fora, ganhou uma exposição inédita, que busca resgatar a história do local. A mostra foi aberta na última terça-feira, dia 10.

"Despertar nas pessoas a necessidade de preservação, por meio do resgate histórico e da valorização cultural do bairro." Assim o coordenador da Biblioteca Municipal Murilo Mendes e organizador da mostra, Vanderlei Tomaz, explica o objetivo da exposição Sinais do Tempo em Benfica, que fica em cartaz até o dia 25 de setembro.

Entre os objetos expostos estão maquetes, textos e imagens sobre o bairro. Os itens integram o acervo próprio de Tomaz. "Por meio de um trabalho voluntário que desenvolvo em Benfica há cerca de 18 anos, consegui reunir objetos diversos."

Na mostra, duas peças chamam a atenção dos visitantes. São um tijolo e uma telha da primeira construção do bairro, a Fazenda Benfica, erguida no ano de 1815. "A construção estava sendo demolida e eu passava de bicicleta. Não resisti, pulei o muro e peguei os objetos como lembrança", relata Tomaz. Além disso, a mostra conta com a escritura de venda do imóvel.

Marília, 635, Benfica. As visitas são gratuitas e poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Aos sábados, o horário de visitação é entre as 8h e as 14h.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken

Últimas Notícias