Segunda-feira, 24 de março de 2014, atualizada às 18h15

Doze projetos do Luz da Terra vão se apresentar no Cine-Theatro Central

A Pró-reitoria de Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) concluiu o processo de avaliação das propostas inscritas na segunda edição do Projeto Luz da Terra. Ao todo, foram selecionados 12 dentre os 19 proponentes que se candidataram às vagas disponibilizadas para apresentação de espetáculos no Cine-Theatro Central em 2014. O número excede às dez vagas inicialmente previstas no edital em razão da qualidade das propostas apresentadas nessa edição, já que a maioria das produções são inéditas. Ainda segundo a UFJF, três propostas foram consideradas excedentes.

O ineditismo do evento proposto foi um dos critérios considerados no julgamento dos projetos, ao lado de aspectos como importância artístico-cultural para a cidade, extensão cultural e social da proposta, equipe, apresentação de estratégias de divulgação e originalidade da proposta.

A principal novidade da edição foi o aumento do teto para o valor do ingresso, que passou de R$ 25 para R$ 30, ampliando o acesso do público aos espetáculos. Caso a apresentação seja com entrada franca, os realizadores têm garantida a isenção da taxa de ocupação do Central. O alcance social do projeto também se expressa na obrigatoriedade de destinação de 10% dos ingressos para escolas públicas e instituições filantrópicas.

Criado em 2013, o Luz da Terra é um projeto de democratização do acesso ao principal palco de Juiz de Fora, através da concessão de datas na agenda do cine-teatro para apresentações de montagens de produtores culturais locais ou estabelecidos na cidade há no mínimo três anos. Na primeira edição, o projeto levou um público superior a 13 mil pessoas ao Cine-Theatro Central.

Confira a lista dos projetos aprovados, por ordem de inscrição.

"Festival de Danças Árabes de Juiz de Fora"

"Irmãs Gêmeas – Uma comédia em dose dupla"

"Festival de Dança Movimente 7"

"Quem quiser que conte outra" e "Femino Plural"

"O Lado bom da Vida"

"La Traviatta de Verdi em formato POCKET"

"O melhor de JF"

"Madonna" e "Mundo X"

"Samba com a Portella" – com Sandra Portella

"Orquestra Sinfônica Mário Vieira"

"ELAS POR ELES"

"Do improviso ao Riso" – com Rafael Titonelly

Suplentes

"Um lugar chamado Danceville"

"Coppélia"

"Tempo de despertar"

Com informações da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

ACESSA.com - Doze projetos do Luz da Terra v?o se apresentar no Cine-Theatro Centra

Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!