Sábado, 23 de maio de 2009, atualizada às 08h59

Dia Nacional de Incentivo à Adoção discute a adoção tardia de crianças negras

Clecius Campos
Repórter

A Secretaria de Assistência Social (SAS) da Prefeitura de Juiz de Fora promove na próxima segunda feira, dia 25 de maio, um evento em comemoração ao Dia Nacional de Incentivo à Adoção. O evento acontece no auditório do Museu Ferroviário de Juiz de Fora, a partir das 16h.

De acordo com a coordenadora do Departamento de Medidas Sócio-Jurídicas da SAS, Rita Fajardo, a ideia é discutir a situação das crianças que vivem em abrigos e deixam de ser adotadas por estarem "fora do padrão natural de adoção". Segundo Rita, a preferência é por meninas brancas, com até dois anos de idade. "Aquelas que não apresentam essas características têm mais dificuldade para conseguir um lar."

Para isso, segundo a coordenadora, é necessária uma mudança de foco sobre a adoção. "Não só os interesses do casal devem ser levados em conta. É importante conscientizar os pais de que a adoção tardia de crianças negras também deve ser praticada. Esses meninos e meninas que podem ser legalmente adotados, ou seja, já passaram por todo o processo judicial que lhes permite viver num lar, têm seu direito de convivência familiar violado."

Serão expostas ainda informações sobre trâmites necessários para adoção e mitos que envolvem o assunto. Pessoas que vivenciam tais experiências foram convidadas para contar casos reais. O grupo Lúdica Música encerra a programação do evento que deve contar com a presença do prefeito Custódio Mattos. O evento é gratuito e aberto ao público.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!