UFJF rejeita pedido de anulação de provas de literatura do Pism III
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)indeferiu os cerca de 90 recursos recebidos, referentes à prova de Literatura do módulo III do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism).
Segundo da instituição, "na justificativa apresentada, a banca considera que 'o aluno não deve ser 'treinado' para ler textos e/ou autores específicos, mas sim, saber ler – em outras palavras, interagir, construir significação – qualquer texto de literatura."
Com isso, destaca que "as questões da prova não fogem aos programas porque o foco deles não foi cobrar conteúdos específicos previamente designados como pré-requisito para a sua execução. Ao contrário, as questões têm como prerrogativa exclusiva a avaliação da capacidade do candidato para lidar com textos de apelo estético, averiguando justamente a aquisição e consolidação dessas habilidades. Para tal, foram apresentados aos candidatos textos diante dos quais eles pudessem demonstrar o seu grau de aquisição e consolidação das habilidades e competências previstas e cumulativamente construídas ao longo das três séries do ensino médio".
Os recursos protocolados por estudantes e cursinhos de pré-vestibular são baseados na justificativa de que a instituição teria utilizado o conteúdo programado para o triênio 2011-2013, quando a seleção atual é referente ao programa de 2010-2012.
Oito pedidos deferidos
Até o momento, foram deferidos, ou aceitos, oito recursos, os quais se referiam às seguintes questões: 21 – Física e 38 – Química do Pism II; além da questão 7 - Biologia do Pism III.
- Chega ao fim a maratona de provas do Pism da UFJF
- Segundo dia de provas do Pism registra 1.152 candidatos faltosos
- Pism começa neste domingo. Confira as orientações para os candidatos
Os textos são revisados por Juliana França
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!