Moradia Estudantil da UFJF abre edital para sete novas vagas
Moradia Estudantil da UFJF abre edital para sete novas vagas
As inscrições para o preenchimento de sete vagas para a Moradia Estudantil da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) serão abertas a partir da meia-noite desta terça-feira, 1º de outubro. Segundo o edital, lançado pela Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae), estão sendo ofertadas uma vaga exclusiva para cadeirantes do sexo feminino e uma vaga exclusiva para cadeirantes do sexo masculino. As outras cinco vagas são destinadas a homens que não necessitem de moradia adaptada. Os interessados têm até o dia 11 deste mês para se inscreverem.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo Siga, através do ícone “Assistência Estudantil” e da aba “Inscrição Moradia Estudantil”. Os estudantes que já possuem avaliação socioeconômica do sistema de fluxo contínuo concluída e no prazo de validade não precisarão apresentar nova documentação. Já aqueles que não passaram por avaliação socioeconômica ou ainda não foram reavaliados no sistema de fluxo contínuo, deverão seguir os procedimentos descritos na Portaria.
Além do cadastro on-line, é necessário apresentar o formulário socioeconômico que está no Siga, impresso e assinado, junto com a documentação comprobatória do grupo familiar de origem, conforme o Anexo II da Portaria, até o dia 14 de outubro.
Critérios
Para ter acesso à Moradia, os estudantes precisam estar regularmente matriculados em curso de graduação presencial no campus-base e não podem ter concluído outro curso no ensino superior. A renda familiar bruta mensal deve ser de até 1,5 salários mínimos por pessoa e o grupo familiar de origem precisa estar residindo em município diferente de Juiz de Fora.
A oferta de vagas visa a proporcionar aos alunos que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica melhores condições de permanência na Universidade por meio do acesso à Moradia Estudantil.
Seleção
A seleção dos candidatos será baseada na classificação socioeconômica do grupo familiar de todos os inscritos, conforme avaliação realizada pela Proae. A classificação será definida pela ordem dos seguintes critérios: Perfil socioeconômico do grupo familiar; Renda per capita menor; e Maior distância da residência do grupo familiar em relação à cidade do campus.
Os critérios de desempate obedecerão às situações estabelecidas no Regulamento Geral da Moradia Estudantil.
Resultados
O resultado final do processo de seleção será divulgado no dia 25 de outubro, na página da Proae. A reunião para ocupação das vagas, que deverá ser realizada no dia 31 de outubro, na Pró-reitoria de Assistência Estudantil, possui caráter eliminatório e a não participação implicará na desclassificação do aluno selecionado.
Serão convocados para a reunião os sete primeiros estudantes classificados. A distribuição dos alunos nas vagas dos alojamentos da Moradia Estudantil será feita por sorteio, realizado pela Coordenação de Moradia Estudantil (exceto nas vagas exclusivas para cadeirantes).
O estudante que não ocupar a vaga para a qual foi sorteado no prazo de sete dias úteis, a partir da data do sorteio das chaves, perderá o direito à vaga. Após o sorteio, os alunos deverão assinar o termo de ocupação e, em seguida, receberão as chaves.
O discente selecionado para ocupar a vaga na Moradia Estudantil também terá direito ao auxílio alimentação. Porém, aquele que ocupar a vaga na Moradia e estiver recebendo auxílio moradia e/ou auxílio transporte, terá os auxílios imediatamente cancelados.