Artilheiro do Cruzeiro, Edu vira reserva e tem apenas 66 minutos em 4 jogos
BELO HORIZONTE, MG (UOL/FOLHAPRESS) - Edu chegou ao Cruzeiro com o status de artilheiro da Série B do Brasileiro de 2021, quando marcou 17 gols pelo Brusque. O centroavante rapidamente caiu nas graças da torcida celeste, com os gols marcados durante o Campeonato Mineiro. Mas a fase do goleador não é boa, tanto que já são 12 partidas de jejum e titularidade perdida. No empate com o Grêmio, no último domingo (21), o camisa 99 ficou no banco de reservas pela quarta rodada consecutiva. Desde então, foram apenas 66 minutos em campo.
A sequência pode alcançar sua quinta partida consecutiva nesta sexta-feira (26), quando o time celeste recebe o Náutico, lanterna da Série B, no Independência, em Belo Horizonte (MG), às 21h30 (de Brasília) pela 26ª rodada.
Para complicar a situação de Edu, o atacante nem sequer entrou na partida disputada em Porto Alegre no domingo. Apesar de o Cruzeiro estar em desvantagem no começo do segundo tempo, quando perdia para o Grêmio por 2 a 1, o técnico Paulo Pezzolano não recorreu ao artilheiro celeste na temporada, optando por Rafa Silva e o recém-contratado Lincoln. As escolhas do treinador funcionaram e o clube mineiro conseguiu o empate, com gol de Rafa Silva.
"O Lincoln foi muito bem, tem dar os parabéns a ele, porque colocou intensidade e foi pressionar. É um menino que tem características boas, temos que tirar o melhor dele, para continuar crescendo", analisou o treinador celeste.
Nesta sexta, os dois devem ser as substituições de Wesley Gasolina -que deve assumir o lugar de Chay, suspenso após receber o terceiro amarelo- e Luvannor.
Autor de 16 gols em 2022, sendo cinco deles na Série B, Edu perdeu a condição de titular no triunfo por 2 a 0 sobre o Tombense, pela 22ª rodada. Na ocasião, Pezzolano usou a sequência de jogos na temporada e o desgaste físico para explicar a ausência do artilheiro na formação inicial.
"Uma coisa que nós gostamos muito é a intensidade, para jogar com bola e sem bola. Edu, particularmente, vinha fazendo bem, mas está sentindo muito o físico, e eu preciso do Edu até o final do torneio", justificou o treinador cruzeirense no começo de agosto.
Mas Edu continuou fora do time titular nos duelos com Londrina, Chapecoense e Grêmio. Desde então, foram 16 minutos jogados contra o Tombense, mais 29 contra o Londrina e outros 21 minutos em campo diante da Chapecoense. Nesta sexta, é possível que o jogador repita sua permanência no banco.
O técnico Paulo Pezzolano, por sua vez, é ausência confirmada. Ele cumpre suspensão após ter sido expulso na partida contra o Grêmio, e o auxiliar Martin Varini assume o comando do time interinamente.
Em compensação, Jajá, Leo Pais e Geovane Jesus, recuperados de lesões, já treinam com o time, e devem ficar à disposição.
Uma possível escalação inicial do Cruzeiro tem: Rafael Cabral; Zé Ivaldo, Oliveira e Eduardo Brock; Wesley Gasolina, Neto Moura, Machado e Matheus Bidu; Bruno Rodrigues, Daniel Júnior e Luvannor.
O Naútico, por sua vez, fará sua primeira partida sob comando do técnico Dado Cavalcanti, contratado após a derrota por 2 a 1 contra o Vila Nova, que resultou na demissão de Elano.
Com 21 pontos, o time alvirrubro busca a vitória para manter viva a esperança de sair da zona de rebaixamento. Para isso, Cavalcanti deve fazer alterações em relação à última rodada, trocando o esquema com três zagueiros. Uma possível formação inicial do Náutico tem: Bruno; Anílson, Wellington (Maurício), João Paulo e João Lucas (Júnior Tavares); Jobson, Victor Ferraz (Thomaz), Souza e Jean Carlos; Kieza e Everton Brito (Julio Vitor).
Estádio: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Horário: Às 21h30 (de Brasília) desta sexta-feira (26)
Árbitro: Rodolpho Toski Marques (Fifa/PR)
VAR: Vinicius Furlan (SP)
Transmissão: SporTV