Corinthians busca virada e conquista o quinto Brasileiro feminino com Arthur Elias
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Corinthians aumentou ainda mais a sua hegemonia no Campeonato Brasileiro feminino. Neste domingo (10), o time alvinegro venceu a Ferroviária, de virada, por 2 a 1, e conquistou o torneio nacional pela quinta vez em sua história, todas sob o comando de Arthur Elias.
Recém-anunciado como novo técnico da seleção brasileira feminina, o treinador fez a sua última partida à frente da equipe corintiana na Neo Química Arena, que recebeu um público de 42.326 pessoas.
Antes de se dedicar exclusivamente ao novo cargo, Elias ainda vai dirigir o time na Copa Libertadores, em outubro, na Colômbia, onde a formação preta e branca vai buscar o tetracampeonato.
Elias foi o escolhido para o lugar da sueca Pia Sundhage justamente pelo histórico vencedor com a equipe do Parque São Jorge, a mais vitoriosa do futebol feminino brasileiro.
O Corinthians ostenta, agora, os títulos do Brasileiro de 2018, 2020, 2021, 2022 e 2023. Somente a própria Ferroviária, de 2018 para cá, conseguiu desbancar as corintianas, na edição de 2019, em final decidida nos pênaltis.
O time de Araraquara é o segundo maior vencedor da competição, com dois troféus, em 2014 e 2019. Até a decisão deste domingo, o clube havia vencido todas as finais que havia chegado.
Por outro lado, o Corinthians também defendia uma invencibilidade. A equipe feminina nunca perdeu uma partida jogando em Itaquera. Agora, são 11 vitórias em 11 jogos.
O Corinthians chegou à final com a melhor campanha geral do nacional, mandando seus jogos no Parque São Jorge. Nas quartas de final, as alvinegras tiraram o Cruzeiro e, na semifinal, eliminaram o Santos.
No primeiro confronto da decisão, houve um empate por 0 a 0 em Araraquara. Já durante boa parte do primeiro tempo do segundo duelo, o time alvinegro viveu uma situação que não é comum à equipe em duelos na arena corintiana, atuando com o placar adverso.
Aos 9 minutos, Mylena Carioca fez inaugurou o marcador, de cabeça.
Embora tenha ficado mais com a bola, sobretudo no campo de ataque, a postura do Corinthians deixava o Arthur Elias incomodado. Aos 34 minutos, ele resolveu tirar uma jogadora do meio de campo para reforçar o ataque. Sacou Jaque Ribeiro e lançou Gabi Portilho.
Foi com uma bola parada, no entanto, que as donas da casa conseguiram chegar ao empate nos minutos finais da etapa inicial. Depois de uma sequência de boas defesas da goleira Luciana, Jheniffer marcou de cabeça, aos 41, após cobrança de escanteio.
Depois do intervalo, porém, aos 12 minutos, Tamires recebeu a bola de Millene e marcou o segundo gol do Corinthians.
Empurrado pela torcida, o time alvinegro criou uma série de chances de ampliar o marcador, mas só não conseguiu uma vitória por um placar ainda mais elástico porque a goleira Luciana fez ótimas defesas e, apesar da derrota de sua equipe, saiu de campo bastante elogiada.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 2x1 FERROVIÁRIA
Data: 10 de setembro de 2023
Hora: 16h (de Brasília)
Local: Neo Química Arena, São Paulo (SP)
Árbitra: Edina Alves Batista (SP) - Fifa
Assistentes: Neuza Ines Back (SP) - Fifa e Fabrini Belivaqua Costa (SP) - Fifa
VAR: Daiane Muniz (SP) - Fifa
Cartões amarelos: Millene, Mariza (COR), Raquel, Eudimilla, Luana Sartório (FER)
Cartões vermelhos: Jéssica de Lima - técnica (FER)
Gols: Mylena Carioca (aos 9 minutos do primeiro tempo), Jheniffer (aos 41 minutos do primeiro tempo), Tamires (aos 12 minutos do segundo tempo)
Público: 42.326 pessoas
Corinthians: Lelê; Paulinha (Katiuscia), Tarciane, Mariza e Yasmin; Duda Sampaio, Jaqueline (Gabi Portilho), Gabi Zanotti (Juliana Ferreira) e Tamires (Fernandinha); Millene (Vic Albuquerque) e Jheniffer. Técnico: Arthur Elias.
Ferroviária: Luciana; Moniquinha (Daiane Rodrigues), Day Silva, Luana, Gessica (Ingryd), e Barrinha; Raquel, Suzane (Sochor) e Mylena Carioca (Aline Gomes); Laryh (Lelê) e Eudimilla. Técnica: Jéssica de Lima.