Juventus garante vaga e se junta a trio brasileiro no Super Mundial de 2025

Por Folhapress

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - A Juventus garantiu sua vaga no Super Mundial de Clubes de 2025. A Velha Senhora conseguiu sua classificação para o torneio que terá Palmeiras, Flamengo e Fluminense após a eliminação do Napoli para o Barcelona, na Champions League, hoje (12).

A Juventus garantiu sua classificação via ranking da Fifa. A Velha Senhora é a 14ª colocada e aparece atrás de times como Liverpool e RB Leipzig, que não brigam mais por classificação pela regra de que apenas dois clubes por país podem jogar a competição, com exceção para campeões continentais, como é o caso do Brasil.

A Velha Senhora é a segunda equipe italiana a garantir sua vaga. A Inter de Milão já está no Super Mundial de Clubes, também pelo ranking da Fifa, no qual é a 6ª colocada.

O Atlético de Madri podia terminar o dia classificado. Caso o Napoli eliminasse o Barcelona, a vaga seria preenchida pelos Colchoneros, uma vez que não poderiam mais ser ultrapassados pelo Barça.

A Uefa tem direito a mais duas vagas. Uma delas será preenchida via ranking da Fifa e outra será destinada ao time campeão da atual edição da Champions League. Caso Real Madrid ou Manchester City -campeões dos últimos dois anos- conquistem o título, a vaga será remanejada para mais uma equipe via ranking.

FORMATO DO MUNDIAL

A competição organizada pela Fifa será disputada pela primeira vez com 32 times no ano que vem. Os Estados Unidos sediarão a primeira edição do torneio neste formato.

Os 32 times serão divididos em oito grupos com quatro equipes cada, com elas se enfrentando em um turno único. Os dois primeiros de cada chave avançarão para as oitavas de final. O mata-mata será disputado em jogo único.

As vagas estão dividas em: 12 para a Europa, seis para a América do Sul, quatro para Ásia, África e América do Norte, Central e Caribe, uma para a Oceania e uma para o país-sede.

QUEM JÁ ESTÁ NO MUNDIAL

América do Sul

Palmeiras (Brasil) - campeão da Libertadores 2021Flamengo (Brasil) - campeão da Libertadores 2022Fluminense (Brasil) - campeões da Libertadores 2023

Europa

Chelsea (Inglaterra) - campeão da Champions League 2020/2021Real Madrid (Espanha) - campeão da Champions League 2021/2022Manchester City (Inglaterra) - campeão da Champions League 2022/2023Bayern de Munique (Alemanha) - via ranking da EuropaBorussia Dortmund (Alemanha) - via ranking da EuropaParis Saint-Germain (França) - via ranking da EuropaInter de Milão (Itália) - via ranking da EuropaPorto (Portugal) - via ranking da EuropaBenfica (Portugal) - via ranking da EuropaJuventus (Itália) - via ranking da Europa

Ásia

Al-Hilal (Arábia Saudita) - campeão da Champions League da Ásia de 2021Urawa Red Diamonds (Japão) - campeão da Champions League da Ásia de 2022/23

África

Al Ahly (Egito) - campeão da Liga dos Campeões da África de 2020/2021Wydad Casablanca (Marrocos) - campeão da Liga dos Campeões da África de 2021/2022

América do Norte, Central e Caribe

Monterrey (México) - campeão da Concachampions de 2021Seattle Sounders (Estados Unidos) - campeão da Concachampions de 2022León (México) - campeão da Concachampions de 2023

Oceania

Auckland City (Nova Zelândia) - campeão da Champions League da Oceania mais bem ranqueado