Rally Universitário abre inscrições em Juiz de Fora e desafia jovens competidores

Por

Quarta-feira, 10 de novembro de 2010, atualizada às 11h40

Rally Universitário abre inscrições em Juiz de Fora e desafia jovens competidores

Isabela Lobo
Colaboração*

A penúltima prova da edição 2010 do Rally Universitário abre inscrições em Juiz de Fora e atrai jovens apaixonados por carro. O rally, que ocorre no dia 21 de novembro, é restrito a competidores sem experiência no assunto, já que o objetivo é incentivar a introdução ao esporte. O vencedor da etapa garante uma vaga na final, no dia 5 de dezembro, em Belo Horizonte, onde os competidores disputarão um carro 0 km.

Para quem pensa que velocidade é garantia de vitória, engana-se. A competição, que se enquadra na modalidade "rally de regularidade", não premia as equipes mais velozes, mas aquelas que percorrem os percursos indicados na planilha dentro do tempo estipulado. Durante o trajeto, haverá postos de cronometragem em locais estratégicos, que medirão o desempenho de cada equipe. O vencedor será aquele que perder menos pontos durante a competição.

Para participar do evento, deverão ser formadas equipes de duas ou três pessoas. No caso de dois competidores, piloto e navegador, pelo menos um deverá ser estudante universitário. Quando há três competidores, piloto, navegador e zequinha (carona), dois deverão estar regularmente matriculados em um curso superior. A competição é aberta a todos os tipos de veículos fabricados até 1990. O percurso do rally é divulgado somente na hora da competição, para assegurar que os participantes não farão o trajeto previamente. A prova deverá ter duração de 3h30, com percurso de cerca de 120 km.

As inscrições deverão ser feitas através do site do evento e, para garantir a vaga, cada competidor deverá levar quatro latas de leite em pó, que serão doadas a uma instituição filantrópica da cidade. As vagas são limitadas, tendo o número máximo de 150 carros inscritos.

Na véspera do evento, os competidores deverão confirmar as inscrições, levando as doações e retirando os quites da competição. No local, na avenida Brasil, 7345, no bairro São Dimas, haverá um ateliê, onde as camisas do evento serão customizadas. Além disso, haverá um curso de navegação básico, para que os competidores possam tirar dúvidas e praticar. 

 

*Isabela Lobo é estudante do 8º período de Comunicação Social da UFJF.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken