Tupi vence Am?rica-MG em partida decisiva por vaga nas semifinais

Por

Tupi vence Am?rica-MG em partida decisiva por vaga nas semifinais
Quinta-feira, 29 de março de 2012, atualizada às 11h

Tupi vence América-MG em partida decisiva por vaga nas semifinais

Nathália Carvalho
*Colaboração

O Tupi embalou sua quinta vitória no Campeonato Mineiro na noite da última quarta-feira, 28 de março, quando enfrentou o América-MG pela nona e decisiva rodada. Jogando na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, a vitória do Carijó sacramentou sua posição no G4 e o aproximou ainda mais dos três primeiros colocados. O pequeno público, de apenas 103 pagantes, presenciou dois gols, de Wesley Ladeira e Ademilson, contra apenas um de Alessandro.

O duelo entre os dois grandes clubes mineiros, que completam 100 anos em 2012, foi decisivo na disputa pela vaga nas semifinais. Apesar da situação na tabela não ter se alterado, agora o Tupi conquistou 16 pontos, apenas dois abaixo do terceiro colocado, o próprio América-MG. Com o bom resultado, o time agora precisa vencer sua próxima partida, contra o Democrata, para garantir-se na zona de classificação. O jogo será no domingo, 8 de abril, no Mamudão, em Governador Valadares.

O jogo

O Tupi entrou em campo sem um dos seus principais jogadores. O meia Michel Cury vem desfalcando a equipe em razão de princípio de distensão na coxa esquerda. O substituto seria Ulisses, mas o jogador é emprestado e pertence justamente ao América-MG, que exigiu sua ausência por contrato.

A decisão do técnico Moacir Júnior foi lançar mão de Henrique no meio de campo. E foi com ele, caindo pela direita, que o Galo criou as melhores chances no primeiro tempo, principalmente em cruzamentos. Em dois deles, encontrou companheiros dentro da pequena área. Aos 29 minutos, Ademilson cabeceou por cima, mas para fora. Mas aos 37, Wesley Ladeira mandou para o gol em uma cabeçada certeira, no canto direito do goleiro Neneca.

Depois que o Galo abriu o placar, o Coelho cresceu no jogo e teve duas boas chances de empatar, com Alessandro e Rodriguinho. Mas não teve força e estrutura para conquistar o gol ainda no primeiro tempo. O Tupi teve outra boa chance, aos 20 minutos, quando Neneca fez grande defesa no chute de Flávio.

O segundo tempo já começou com muita emoção. O Coelho voltou diferente, com o argentino Sebastian Sciorilli estreando no lugar de Luciano. Mas a troca não funcionou e o Tupi continuou dominando a partida. Aos 3 minutos, Ademilson perdeu um gol feito, cara a cara com Neneca. Dois minutos depois, converteu um pênalti, marcado depois que o zagueiro China cortou um cruzamento de Henrique com o braço.

Com dois gols de desvantagem, o América reagiu e conseguiu diminuir o placar. O meia Rodriguinho acionou Alessandro dentro da área, que mandou a bola para a rede do goleiro Rodrigo, aos 11 minutos. O Tupi passou a atacar novamente, deixando o final do jogo ainda mais emocionante, ainda mais com o Coelho lutando pelo empate. Mas a noite era Carijó, que segurou o placar de 2 a 1 até o final da partida.

*Nathália Carvalho é estudante do 8º período de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Mariana Benicá