Saiba como fazer um planejamento financeiro para o próximo ano
Saiba como fazer um planejamento financeiro para o próximo ano
Repórter
A chegada de um novo ano é vista para muitos como um momento promissor. Tempo de intensas promessas de renovação e mudança de hábitos, em busca de resultados diferenciados. Um dos pontos que muito preocupam as pessoas, principalmente os chefes de família, é o planejamento financeiro. O cuidado na hora de se calcular gastos, aplicar os recursos de maneira adequada são importantes formas de garantir a tranquilidade durante todo o ano.
A coordenadora do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Maria Isabel Alvim, explica como o planejamento se torna fundamental para diminuir problemas familiares em relação à receita e à despesa. "O tema economia doméstica necessita de atenção especial da sociedade, assunto este que, desde cedo, deveria ser abordado nas escolas, com o objetivo de formar crianças e adolescentes controladores do orçamento familiar, ou seja, futuros gestores do lar", sugere.
Para a especialista é necessário fazer quatro perguntas antes de se estabelecer um planejamento.
- Você se programa financeiramente para atingir seus objetivos?
- Você leva em consideração a realidade para definir seus objetivos?
- Você tem os pés no chão?
- Conhece suas despesas mais significativas?
Isabel explica que é preciso verificar se o que se gasta é realmente necessário. A partir desta análise, é possível propor um sistema de poupança para realizar um desejo. "Seus objetivos têm de se adequar à realidade, portanto o ideal é não gastar mais do que se pode. Racionalmente falando, o correto é guardar, pelo menos 10% do que se ganha, para uma eventualidade ou mesmo para realizar aquela viagem dos seus sonhos", completa.
Um dos pontos em que a pessoa deve ficar alerta é o gasto com cartões de crédito e movimentações financeiras. "A utilização do cartão de crédito é de suma importância e é preciso cuidado com os impulsos de marketing. Não gaste sem necessidade e, principalmente, não confunda necessidade com desejo: as necessidades deverão ser atendidas, mas desejos somente quando houver uma "folga" nos seus recursos financeiros", recomenda.
- Paróquias celebram o Natal em Juiz de Fora
- Orquestras e Coral Pró-Música/UFJF realizam Concerto de Natal
Plano de gastos
Isabel demonstra um passo a passo para que as pessoas possam organizar o orçamento familiar, observando as relações entre os gastos e as despesas. Ela orienta separar o orçamento por categorias que se ajustem a sua vida atual e a forma como está vivendo. A partir dessas categorias e do controle diário de despesas, é possível mostrar como fazer o corte de despesas. A principal dica da especialista é fazer um orçamento baseado na sua renda atual e fazer com que o estilo de vida seja condizente com sua condição financeira.
Confira as dicas para um bom planejamento de gastos.