Roteiro de correção
Roteiros de corre??o
Vestibular 2002 -
2? Etapa
PISM - M?dulo
III
Hist?ria
QUESTÃO 01
a) O candidato deverá responder que o movimento modernista, a despeito de suas muitas ambiguidades, teve sua fase inicial caracterizada pela crítica às limitações impostas à livre manifestação cultural e à submissão dos artistas nacionais aos paradigmas artísticos europeus dominantes, até então. Esta crítica ao passado relacionava-se, principalmente, ao romantismo na música, ao parnasianismo na poesia e ao academicismo em geral. O que os modernistas tinham em comum era uma demanda genérica de unificação cultural, uma preocupação difusa de superar a distância entre o erudito e o popular e o referido impulso de renovação em relação ao passado.
b) Os anos 20 inauguram a gênese do "Brasil moderno". É neste período que afloram sentimentos de decepção em relação ao projeto republicano que resultam em uma série de questionamentos e comportamentos explosivos, a exemplo da ativa mobilização operária, do movimento tenentista, da Reação Republicana, etc. O candidato poderá igualmente relacionar o advento do Modernismo ao processo de crescente urbanização do país e à ascensão das classes médias, temas retratados em alguns de seus trabalhos. Poderá destacar, igualmente, a atmosfera de modernização que permeava o crescimento industrial brasileiro, acelerado após a I Guerra Mundial.
QUESTÃO 02
a) O candidato, atento aos mapas, deverá responder que a crise do "socialismo real" resultou na reunificação da Alemanha, que havia sido dividida em dois países distintos, após a II Guerra Mundial. Contrariamente, na Iugoslávia, a crise do regime socialista provocou o "retalhamento" do território em diversos países, separados por diferentes etnias.
b) A unificação forçada da região iugoslava no pós-II Guerra se sobrepôs a uma série de diferenças étnicas existentes que permaneceram latentes naquela sociedade, ao longo de sua experiência socialista. Com a queda do regime socialista, tais conflitos afloraram, assumindo a feição de uma verdadeira guerra civil, que levaria às sucessivas divisões de seu território. Já na Alemanha, muito embora os conflitos entre neo-nazistas e imigrantes e/ou judeus tenham proliferado após a reunificação, foram mais tênues, mantendo-se a integridade territorial do país.