Roteiro de correção

Por



Roteiros de corre??o

Vestibular 2002 - 2? Etapa

História - Referências para a correção

 

QUESTÃO 01

a) O candidato deverá ser capaz de identificar que o problema retratado pelos versos é o da grande concentração de terras no Brasil.

b) O aluno deverá ser capaz de relacionar o processo de ocupação territorial no Brasil colonial com a grande concentração de terras nas mãos de poucos. A terra, como principal bem, que conferia riqueza e status, era apropriada pela elite colonial através das doações de sesmarias ou simples apropriação, gerando a formação de latifúndios. Nesse contexto, ocorre um verdadeiro genocídio da população indígena. Além disso, os "homens livre pobres" eram igualmente excluídos da terra, resultando na formação de uma camada social despossuída.

QUESTÃO 02

a) O candidato deverá ser capaz de identificar a Revolução Industrial como sendo o processo histórico ao qual Eric Hobsbawm se refere.

b) A eclosão da Revolução Industrial na Inglaterra esteve relacionada a uma série de pré-condições existentes naquele país. Dentre os vários fatores que explicam o pioneirismo inglês neste processo, o aluno poderá destacar, por exemplo:

  • Existência de capitais anteriormente acumulados, graças, sobretudo, à exploração colonial. Grande parte desses capitais estava concentrada em mãos de pessoas dispostas a investir no progresso econômico;
  • O processo de cercamento dos campos propiciou o surgimento de um grande contingente de trabalhadores desprovidos dos meios necessários para suprir suas necessidades básicas de subsistência, o que os tornava aptos a aceitarem a disciplina do trabalho nas fábricas;
  • Existência de um mercado consumidor consolidado que funcionava como condição fundamental não só para o início da industrialização, mas, sobretudo, para a manutenção de nível de reprodução do sistema. Isto porque, a maquinofatura inverte a relação anteriormente existente entre produção e consumo. Antes, a produção era definida pelo mercado. No sistema capitalista, o mercado é criado de acordo com a produção;
  • Integração do mercado nacional, no sentido da existência de circuitos mercantis de escoamento da produção, relativamente bem constituídos (sistema de transportes e comunicações);
  • Fornecimento garantido de matérias-primas, particularmente do algodão. O fornecimento abundante e constante de matérias-primas era fundamental para garantir o funcionamento do sistema de maquinofatura que pressupõe a produção de artigos de consumo em massa;
  • Existência de uma burguesia que já controlava o poder político (revoluções burguesas do século XVII), o que lhe permitia romper os entraves feudais que eventualmente pudessem travar ou desacelerar o desenvolvimento industrial.

QUESTÃO 03

a) O candidato deverá responder que a "Doutrina Monroe" consistiu em uma política adotada pelos Estados Unidos, caracterizada por condenar toda e qualquer interferência ? de caráter colonizador ou recolonizador ? dos países europeus sobre o continente americano. Num contexto marcado pela emancipação das colônias espanholas e portuguesa na América, os Estados Unidos anunciam a "Doutrina Monroe", em 1823, temendo que potências européias pudessem subjugar as colônias rebeladas.

b) A partir do fim da Guerra Civil, os Estados Unidos intensificam seu processo de industrialização e passam a se interessar mais pelos mercados dos países latino-americanos. Desta forma, resgatam a "Doutrina Monroe", que havia sido esquecida por uma geração, e adotam uma política externa para a América Latina de caráter notadamente intervencionista. O subcontinente latino americano passa, portanto, a sofrer nítida influência, quando não interferência, dos Estados Unidos.

QUESTÃO 04

a) O candidato deverá responder que o movimento modernista, a despeito de suas muitas ambiguidades, teve sua fase inicial caracterizada pela crítica às limitações impostas à livre manifestação cultural e à submissão dos artistas nacionais aos paradigmas artísticos europeus dominantes, até então. Esta crítica ao passado relacionava-se, principalmente, ao romantismo na música, ao parnasianismo na poesia e ao academicismo em geral. O que os modernistas tinham em comum era uma demanda genérica de unificação cultural, uma preocupação difusa de superar a distância entre o erudito e o popular e o referido impulso de renovação em relação ao passado.

b) Os anos 20 inauguram a gênese do "Brasil moderno". É neste período que afloram sentimentos de decepção em relação ao projeto republicano que resultam em uma série de questionamentos e comportamentos explosivos, a exemplo da ativa mobilização operária, do movimento tenentista, da Reação Republicana, etc. O candidato poderá igualmente relacionar o advento do Modernismo ao processo de crescente urbanização do país e à ascensão das classes médias, temas retratados em alguns de seus trabalhos. Poderá destacar, igualmente, a atmosfera de modernização que permeava o crescimento industrial brasileiro, acelerado após a I Guerra Mundial.

QUESTÃO 05

a) O candidato deverá ser capaz de apontar, dentre outros fatores que, em ambos os casos, havia propostas de mudanças econômicas e sociais. No caso chileno, o governo de salvador Alende da Frente Popular, eleito pelas urnas, implementou um processo de reformas que incluíam nacionalizações, como a da exploração do cobre, a estatização do sistema bancário e o desenvolvimento do processo de reforma agrária. No Brasil, o governo Goulart planejava a restrição da remessa de lucros das multinacionais, bem como as chamadas "reformas de base" ? que incluíam as reformas agrária, urbana, bancária e administrativa. Contudo, estas propostas não chegaram a ser efetivadas no Brasil nas mesmas proporções do que no exemplo chileno e, em ambos os casos, os processos foram abortados pelos golpes militares.

b) O candidato deverá ser capaz de identificar que os regimes militares em questão mantinham com a sociedade relações baseadas em elementos tais como: o autoritarismo, em suas mais diversas manifestações; o clima de medo e terror presentes na sociedade civil; a repressão política com a perseguição e assassinato de lideranças de oposição; a suspensão de direitos civis; a censura, dentre outros.

QUESTÃO 06

a) candidato, atento aos mapas, deverá responder que a crise do "socialismo real" resultou na reunificação da Alemanha, que havia sido dividida em dois países distintos, após a II Guerra Mundial. Contrariamente, na Iugoslávia, a crise do regime socialista provocou o "retalhamento" do território em diversos países, separados por diferentes etnias.

b) A unificação forçada da região iugoslava no pós-II Guerra se sobrepôs a uma série de diferenças étnicas existentes que permaneceram latentes naquela sociedade, ao longo de sua experiência socialista. Com a queda do regime socialista, tais conflitos afloraram, assumindo a feição de uma verdadeira guerra civil, que levaria às sucessivas divisões de seu território. Já na Alemanha, muito embora os conflitos entre neo-nazistas e imigrantes e/ou judeus tenham proliferado após a reunificação, foram mais tênues, mantendo-se a integridade territorial do país.