?leos são aliados no tratamento capilar
Óleos são aliados no tratamento capilar
Os tratamentos à base de óleo são ótimas alternativas naturais para nutrição e recuperação da pele e do cabelo.
Extraídos diretamente das plantas, na sua forma mais pura, eles oferecem vários benefícios como: promover o crescimento dos fios, minimizar a oleosidade e escamação do couro cabeludo, auxiliar no tratamento e controle da queda capilar, promover emoliência, maciez, além de formar uma película que impede a perda de água.
Para usufruir de todas estas vantagens, os óleos devem estar livres de corantes, óleo mineral, parafina líquida ou qualquer outra substância química. Geralmente, não apresentam cor nem cheiro, são mais voláteis e conservam suas propriedades curativas e nutricionais. Deve-se ficar atento quanto à forma de utilização e quantidade.
Por isso, selecionamos aqui algumas opções para entender como os óleos naturais podem contribuir para sua beleza.
Óleo de semente de uva - Atuam no fortalecimento e crescimento dos fios, já que são ricos em vitamina. Sua textura não gordurosa permite a rápida absorção e pode ser aplicado em qualquer tipo de cabelo. Nos cabelos secos e crespos, suaviza as cutículas do cabelo, preservando a umidade, mantendo assim o aspecto de hidratação.
Óleo de jojoba - O extrato de jojoba é considerado o mais leve entre os óleos essências. É bom para qualquer tipo de cabelo, serve para dar brilho, previne caspa e perda dos fios. Outra propriedade importante é deixar o bulbo capilar limpo e livre para o crescimento de novos fios. Fazer massagens no couro cabeludo usando óleo de jojoba ajuda a dissolver o sebo e deixa os folículos do cabelo livre para o crescimento dos novos fios.
Óleo de argan - A árvore de mesmo nome, cuja semente se extrai o óleo, vive até 200 anos no deserto do Marrocos. O componente extraído é um excelente hidratante, antioxidante natural que combate os radicais livres, reparando os danos na membrana celular. Uma das vantagens é que o óleo é pouco gorduroso, de fácil absorção e não deixa os fios com aquele aspecto pesado mesmo em cabelos mais oleosos.
Óleo de oliva ou azeite - A extração deste óleo através do método tradicional não necessita de qualquer processo químico, portanto, suas propriedades são totalmente preservadas. Tem ação antioxidante, hidratante e é rico em vitaminas A, D, K e E.
Dicas de utilização
- Antes de lavar, aplique uma boa quantidade sobre os fios sem encostar na raiz, coloque uma touca e deixe agir por 30 minutos e lave. O uso é recomendado para quem tem os cabelos extremamente secos.
- Acrescentar algumas gotinhas de óleo de argan à tintura, antes de aplicá-la no cabelo, diminui a agressão aos fios e deixa as mechas mais brilhantes e macias sem reduzir a eficácia ou durabilidade da química.
- Pingue algumas gotas na máscara de tratamento, isto potencializa tanto as hidratações quanto as reconstruções.
- Antes da escova ou da chapinha, funciona como um protetor térmico, prevenindo os danos causados pelo calor e após funciona como finalizador para dar brilho e controlar o frizz.
- Ao usar como hidratante para o corpo, acrescente algumas gotas, vai ajudar a manter a hidratação na pele.
Hoje ficamos por aqui. Até mês que vem, beijocas a todos.
- Entenda como cuidar da pele sem precisar de tratamentos sofisticados
- Descubra os benéficos estéticos e terapêuticos da massagem
- Entenda como é o processo de fazer sobrancelhas com micropigmentação
Carol Reis é formada em estética e cosmetologia pelo INCISA|IMAN. Nasceu em Belo Horizonte e mora em Juiz de Fora. Especialista em estética facial e micropigmentaçao de sobrancelhas.
Meu maior prazer é levar beleza e auto estima para as pessoas. Sou apaixonada pelo meu trabalho e é com um imenso prazer que agora sou colunista do Portal ACESSA.com. Quero compartilhar um pouco do meu conhecimento com vocês.