Os desafios de morar sozinho

Por

Os desafios de morar sozinho

Dicas básicas para quem vai morar sozinho

Planejando os gastos

Antes de sair de casa, ponha todos os gastos no papel - supermercado, luz, telefone, água, gás, aluguel, condomínio, IPTU, faxineira etc.

Para você ter uma idéia, converse com algum amigo que já mora sozinho e pergunte quanto ele gasta por mês. A ajuda dos pais também é bem-vinda. É sempre bom chutar pra cima.

E não se esqueça dos gastos de sempre como festas, viagem, roupas, carro, aniversário dos amigos, curso de inglês, academia de ginástica.

Lembre-se também de guardar um dinheirinho para o fator surpresa: máquina de lavar que quebra, conta de telefone que veio alta demais, taxa extra de condomínio...

Alugando

Geralmente, para alugar um imóvel com a intervenção de uma imobiliária, é solicitado um fiador. O fiador deve ser proprietário de um imóvel e serve como garantia para a imobiliária - o nosso pai, por exemplo, é uma ótima opção como fiador.

Se você não conseguir um fiador (ele deve morar na mesma cidade do imóvel a ser alugado), negocia-se o pagamento de um valor equivalente a um número determinado de aluguéis adiantados. No contrato, o prazo para locação é sempre de 30 meses. Mas você pode pedir para incluir uma cláusula que dá o direito, tanto para você quanto para o proprietário, de rescisão contratual após o 12º mês de locação.

Esteja com todos os documentos em dia (os seus e os do fiador). Vão vasculhar o seu nome em todos os cartórios da cidade, para ter certeza de que seu nome está limpo.

Depois vem a lengalenga: assina, vai ao cartório, reconhece firma, assina aqui, assina ali, reconhece firma de novo, etc. Se tudo der certo, em uma semana você está com o contrato lindo, assinado e carimbado. Depois é só ocupar o imóvel segundo a data que consta no contrato.

Open House

Para conseguir juntar todas as coisas necessárias para o lar, uma boa idéia é fazer um Open House com os amigos.

A proposta do Open House é você bancar a festa, as bebidas e petiscos e os amigos darem presentinhos (utensílios domésticos).

Mas pensa bem... Mudança, gastos, início de vida nova... Tudo isso quer dizer uma coisa: falta de grana. Então, não precisa de se preocupar em bancar a festa. Os amigos levam, além dos presentes, a cerveja e os petisco. Se preferir, faça em um bar.

Faça uma listinha dos utensílios e distribua aos amigos íntimos. Dê uma olhada nas listas de presentes de chá de cozinha e de bar e peça somente o básico do básico. Sua mãe pode ser muito útil nessa hora.

E esqueça o rolo de macarrão e a balança para cozinha. Morando sozinho, pode ter certeza de que essas quinquilharias vão virar entulho...

Para dar uma mãozinha, o JF Service preparou para você duas listas com utensílios de bar e de cozinha. Escolha entre as opções os objetos mais indicados para a sua casa.