Comerciantes estão mais cautelosos para as vendas de ovos de Páscoa
Sindicomércio-JF contabiliza menor número de contratações temporárias para este ano, enquanto lojistas reduzem pedidos de estoque para evitar prejuízos
Repórter
26/02/2016
As prateleiras cheias de ovos de Páscoa escondem a cautela dos comerciantes para as vendas deste ano em Juiz de Fora. Com a queda nos lucros já sentida no ano passado, muitos lojistas optaram por reduzir seu estoque em 2016, para evitar prejuízos causados pela desaceleração do consumo, ocasionado pelo temor relacionado à crise econômica. O alerta também refletiu nas contratações temporárias que tiveram redução comparada ao último ano, conforme avalia o presidente do Sindicato do Comércio (Sindicomércio-JF), Emerson Beloti.
"Prevemos que haja de 100 a 120 contratações para este período, sendo para a efetivação vão existir vários fatores variantes, para que aconteçam ou não, como, por exemplo, a necessidade de ampliar o quadro de funcionários e desempenho", explica. Nas lojas da Chocolates Brasil Cacau houve contratações fixas nesta época de Páscoa. "Acabou que estes novos funcionários serão necessários para o remanejamento do quadro após a abertura de uma nova loja na Zona Norte", conta a vendedora Fernanda da Rocha.
Mas, mesmo assim, para a vendas de ovos, a proprietária Geiza Ribeiro, afirma que houve cautela. "Ano passado foi o pior dos últimos cinco anos em vendas. Avalio que as causas da queda foram a crise e o feriado ter caído antes do quinto dia útil, mas acredito na melhora do mercado. Mesmo assim, fui mais cautelosa pedindo apenas 10% a mais de produtos para estoque, sendo que em outras épocas o pedido era de 50% acima".
O proprietário da loja Kayambá, fabricante de ovos caseiros, Rubens Kayambá, contratou 10 pessoas para os serviços de produção e embalagem dos produtos, mas, se antes os contratos eram de dois meses e meio, agora o período precisou ser reduzido para 45 dias. "Não fomos muito afetados, pois temos preços muito acessíveis, além de vendas em atacado e varejo. No entanto, senti que no ano passado reduziu as vendas no varejo. Para despertar o consumidor, tentamos trazer novidades e embalagens mais chamativas para as crianças", ressalta.
Aposta nos ovos infantis
Mesmo faltando um mês para a Semana Santa algumas lojas já estão tendo bastante saída de ovos com brinquedos. A consultora da Cacau Show, Tuane Soares, afirma que a meta de vendas está acima de 5% comparado com ano passado. "Esta semana cresceu bastante a procura relacionada a temas infantis. Vendemos mais o La Creme que é ao leite e os produtos com brinquedos", destaca.
A vendedora da Chocolates Brasil Cacau também aposta nos ovos menores de 150 gramas, com preços mais acessíveis. "Com os reajustes estamos com preços parecidos com ano passado, mas para atender a todos estamos oferecendo opções menores com valores mais em conta", afirma Fernanda.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!