Sudeste bate 34ºC antes de queda na temperatura; veja previsão da semana

Por Folhapress

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Uma área de baixa pressão atmosférica que se formou sobre a Argentina no último final de semana faz esta começar com chuva persistente em toda a região Sul e em parte do Centro-Oeste do Brasil, segundo o Climatempo. Isso faz com que o calor desta segunda (14) e do feriado desta terça (15), com São Paulo se aproximando dos 30ºC e o Rio de Janeiro podendo marcar 34ºC, dure pouco.

De acordo com as projeções do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a instabilidade no Sul deve diminuir nesta terça, quando pancadas de chuva com trovoadas isoladas serão registradas em Goiás, Mato Grosso e no norte do Mato Grosso do Sul. O avanço desse ar mais frio faz com que no Sudeste o tempo volte a esfriar no meio da semana, mas sem marcar temperaturas "de inverno" vistas no começo de novembro.

SUDESTE

Em todas as capitais do sudeste, a previsão é de pancadas de chuva ao longo da semana. A exceção é para Belo Horizonte, que neste sábado (19) não deve ter qualquer precipitação, e São Paulo, que deve ter tempo sem chuva somente na quinta-feira.

São Paulo começa a semana com máximas de 29ºC e mínimas de 20ºC. Na quarta-feira e quinta-feira, os termômetros vão variar entre 17ºC e 26ºC. Na sexta-feira (18), temperaturas mais amenas devem voltar, com mínimas de 14ºC e máximas de 23ºC, se mantendo até o domingo (20).

No Rio de Janeiro, os dois primeiros dias da semana serão com máximas de 34ºC e mínimas de 22ºC na capital fluminense. No resto da semana, o tempo vai ficar mais ameno, com mínimas em torno dos 21ºC e máximas de 27ºC na quarta-feira e quinta-feira, com mínimas de 20ºC e máximas de 24ºC de sexta-feira a domingo.

Em Belo Horizonte, os termômetros vão variar entre 17ºC e 26ºC até a quinta-feira, quando as temperaturas diminuem, ficando entre 15ºC e 24ºC até o domingo. Vitória terá calor, com termômetros entre 22ºC e 28ºC até a quarta-feira e mudança mais intensa de temperatura na quinta-feira, quando as mínimas serão de 18ºC e máximas de 22ºC, constante que deve se manter até o domingo.

SUL

Em Porto Alegre, após uma segunda de chuva, os termômetros vão de 17ºC a 28ºC e o tempo é aberto em toda a semana.

Em Florianópolis, só deve chover nesta terça e as precipitações voltam a ocorrer em forma de pancadas na sexta-feira. Os termômetros variam entre 13ºC e 22ºC a partir da quinta-feira. Até lá, as máximas ficam na casa dos 30ºC e as mínimas entre 17ºC e 21ºC.

Em Curitiba, a chuva do começo da semana vem acompanhada de calor. Os termômetros serão de mínima de 17ºC e máximas de 27ºC nesta terça. A partir da quarta-feira, as temperaturas serão amenas, com mínimas entre 11ºC e 14ºC e máximas entre 16ºC e 20ºC até o fim de semana. Apenas na sexta-feira devem ser registradas pancadas de chuva isoladas na capital paranaense.

NORDESTE

Segundo a previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), no começo da semana o tempo será sem chuva em quase todas as capitais do Nordeste. As exceções são para São Luís e Salvador, que têm concentração de nuvens e possibilidade de pancadas isoladas de chuva desta segunda.

Segundo o Climatempo, ao longo de toda semana, Salvador e Aracaju terão temperaturas entre 24ºC e 28ºC, com possibilidade de pancadas de chuva apenas para a capital soteropolitana.

Maceió, Recife, João Pessoa e Natal terão mínimas na casa dos 23ºC e máximas de 30ºC, com pancadas de chuva isoladas ao longo do dia, a partir da terça-feira.

Em Fortaleza e Teresina, a chuva fraca só deve ser registrada até esta terça-feira, com mínimas em torno dos 23ºC e máximas em 30ºC na capital cearense e mínimas de 23ºC e máximas de 37ºC na capital piauiense.

Em São Luís, o único dia sem previsão de chuva é a terça-feira. Em todos os outros dias, as pancadas de chuva devem atingir o município à tarde e à noite e os termômetros ficarão entre 24ºC e 32ºC.

CENTRO-OESTE

Em Campo Grande, deve chover nesta segunda e no domingo. Em Cuiabá, assim como em Goiânia, o tempo deve voltar a ficar sem chuva na quinta-feira. Em Brasília, a semana deve ser marcada por pancadas de chuva.

Na capital federal, as mínimas serão de 17ºC e as máximas de 28ºC em toda a semana; em Goiânia, as temperaturas ficarão entre os 20ºC e 31ºC. Em Campo Grande, as mínimas ficarão em torno dos 19ºC e máximas em torno dos 30ºC até a quinta-feira. A partir da sexta-feira, a variação de temperatura aumenta, com mínimas de 16ºC e máximas de até 33ºC até o fim da semana.

Cuiabá terá termômetros entre os 25ºC e 34ºC até esta terça, apresentará um aumento de temperatura na quarta-feira, quando os termômetros podem chegar aos 36ºC, descendo de temperatura na quinta-feira, quando as máximas serão de 31ºC e voltará a ter máximas próximas aos 40ºC no resto da semana, com o dia mais quente previsto para o domingo.

NORTE

Em Porto Velho e Rio Branco, a semana começa com chuva e o tempo volta a abrir na quinta-feira. Ao longo dos dias nublados, os termômetros devem variar em mínimas de 23ºC e máximas de 33ºC nas duas capitais.

Na sexta-feira e no fim de semana, não há previsão de chuva para as duas cidades e as máximas devem aumentar, com termômetros entre 25ºC e 36ºC na capital de Rondônia e variação de 19ºC a 37ºC na capital acreana.

Ao longo de toda semana, as temperaturas vão variar entre 23ºC e 33ºC em Boa Vista, 24ºC e 34ºC em Manaus e Macapá (cidade que não terá chuva ao longo de toda a semana) e 22ºC a 35ºC em Belém.

Em Palmas, os termômetros apresentarão maior variação ao longo da semana, com mínimas de 23ºC e máximas de 36ºC desta segunda a quarta-feira e mínimas na casa dos 25ºC e máximas de 30ºC a partir da quinta-feira.