Chuvas alagam Balneário Camboriú; SC tem 3 cidades em estado de emergência
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Balneário Camboriú ficou com várias regiões debaixo d'água após as fortes chuvas que atingiram Santa Catarina.
Segundo boletim divulgado nesta quarta-feira (21), às 11h, pelo governo estadual, 10 registraram ocorrências por conta dos temporais e três estão em estado de emergência.
Segundo a Defesa Civil, Santa Catarina tem 43 pessoas desabrigadas -33 em Balneário Camboriú e 10 em Barra Velha - e mais 22 desalojados, sendo 20 em Camboriú e dois em Barra Velha.
Em Balneário Piçarra, os temporais causaram danos nos sistemas de abastecimento. A captação e a estação de tratamento de água da Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) estão alagadas, com redução do fornecimento nos bairros de Morretes e Nossa Senhora da Conceição.
Devido à situação, a companhia pede a economia de água em todas as regiões da cidade, para que o abastecimento possa ser mantido com manobras operacionais até regularização do sistema.
Na região metropolitana de Florianópolis, o município de Águas Mornas, que ontem apresentou redução no abastecimento, está com fornecimento de água recuperado.
Previsão do tempo em Santa Catarina
Dados meteorológicos apontam o enfraquecimento das chuvas nesta quarta-feira e na quinta-feira.
Nas áreas litorâneas e no Vale do Itajaí, a circulação marítima ainda provoca pancadas rápidas, mas elas se intercalam com períodos de trégua. Já dos planaltos a oeste do estado, o sol aparece entre nuvens.
Por conta das chuvas dos últimos dias, ainda há risco para ocorrências como deslizamentos.
Na sexta-feira (23), a previsão é que a circulação marítima continue perdendo forças, mas ainda provocando chuvas e variação de nuvens entre a região metropolitana de Florianópolis, o Vale do Itajaí e o litoral norte.
As cidades em estado de emergência são:
- Balneário Camboriú
- Barra do Sul
- Navegantes
As que tiveram registros de ocorrência foram:
- Balneário Camboriú
- Ilhota
- Itapema
- Jaraguá do Sul
- Luiz Alves
- Penha
- Pomerode
- Porto Belo
- São José do Cerrito
- Tigrinhos