Inmet emite alerta de grandes alagamentos e deslizamentos no litoral de SP

Por Folhapress

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta de risco de grandes alagamentos e deslizamentos de encostas, além de transbordamentos de rios nas cidades do litoral de São Paulo.

Comunicado foi publicado nesta quarta-feira (14), às 12h, e é válido até às 10h da quinta-feira (15). O total de chuva pode superar os 100 milímetros (mm) em 24 horas.

Na avaliação do Inmet, o aviso é classificado como de "grande perigo". O Instituto também publicou instruções para as próximas horas. "Desligue aparelhos eletrônicos e quadro geral de energia; observe alteração nas encostas; permaneça em local abrigado e em caso de situação de inundação ou similar, proteja os pertences da água, envolvendo-os em sacos plásticos."

Cidades do litoral norte, como Caraguatatuba, Ilhabela e São Sebastião, e alguns municípios do litoral sul estão incluídos no alerta.

ALERTA DA DEFESA CIVIL

Mais cedo, a Defesa Civil de São Paulo alertou para "chuvas persistentes" no município de São Sebastião, no litoral norte do estado. A previsão é de que chova na região até sexta-feira (16).

Na manhã desta quarta, um trecho da Rodovia Rio-Santos ainda estava parcialmente interditado devido a um deslizamento de terra. Segundo a Defesa Civil, as chuvas em São Sebastião provocaram alagamentos na Vila Sahy, Vila dos Mineiros, Barra do Una, Boraceia, Cambuí e Boiçucanga na tarde de terça-feira (13).

O escoamento das águas ocorre de forma mais lenta que o normal devido à ressaca no mar. Até o momento, não há registro de feridos ou desabrigados.

As chuvas também provocaram queda de barreiras em diferentes pontos da região. Foram registrados três deslizamentos de terra na Rio-Santos - um em Boiçucanga, outro entre Praia Preta e Juquehy, e um terceiro em Toque-Toque Pequeno.

Na manhã desta quarta, apenas a queda em Toque-Toque ainda causava interdição parcial da rodovia, mas sem muitos reflexos no trânsito. Em fevereiro deste ano, São Sebastião registrou o recorde de chuvas no País. Na ocasião, mais de 600 mm atingiram o município em 24 horas. O temporal deixou 65 mortos na região, a maioria na Vila Sahy.