Termina neste domingo Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Com eventos simultâneos em todo o país, termina neste domingo (22) a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, do Ministério da Ciência, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação , que tem o objetivo de popularizar a ciência entre os brasileiros.
Em Brasília, a mostra científica montada especialmente para a semana comemorativa tem entrada gratuita, com atividades no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, das 9h às 17h. Os visitantes ainda podem conhecer hoje projetos que lotaram os estandes de instituições de ensino e pesquisa, parques ambientais e tecnológicos. Em comum, os experimentos abordam o tema Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável, que atende os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estipulados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em uma agenda a ser realizada até 2030.
Além da sustentabilidade, nos corredores, aparecem muitas das técnicas e habilidades demonstradas nas áreas de robótica e inteligência artificial (IA).
Estacionadas na parte externa do prédio, as carretas Ciência Itinerante atraem os visitantes com uma arena de jogos virtuais populares entre crianças e jovens, como LoL, Valorant, Fortnite e Roblox, dentre outros. E quem quiser colocar a “mão na massa” e praticar ciência, tem oportunidade nas oficinas deste domingo. Os conhecimentos apresentados vão da extração de café, passando pela fabricação de robôs ou gamificação da aprendizagem para motivar os usuários, até chegar ao Chat GPT e ao Metaverso.
No encerramento, o atração é o Show da Luna, personagem de animação que retrata uma menina curiosa de 6 anos interessada em ciências, que encoraja as crianças a investigar como é o mundo, ao lado do irmão Júpiter e do animal de estimação, o furão Cláudio. Porém, como o espaço é sujeito à lotação, antes, é preciso reservar (sem custo) o ingresso nesta plataforma virtual.
Eis a programação deste domingo no Centro de Convenções Ulysses Guimarães:
A entrada é gratuita e as atividades vão até as 17h. A programação está sujeita a alterações e à lotação de público.