São Paulo terá temperatura máxima abaixo dos 20°C depois de 38 dias
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - As fortes chuvas que atingirão São Paulo nesta sexta-feira (24) e sábado (25) vão derrubar a temperatura em todo o estado, e a capital paulista terá um dia com temperatura máxima abaixo dos 20°C pela primeira vez após 38 dias.
A última vez que isso aconteceu foi em 19 de outubro, quando a máxima registrada pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) na cidade foi de apenas 19,4°C. A partir de então, a temperatura se manteve sempre acima dos 20°C e atingindo o pico de 37,7°C nos dias 13 e 14 de novembro, segunda maior marca nos 80 anos de medição do instituto. O recorde é 37,8°C, registrado em 17 de outubro de 2014.
Outubro, por sinal, teve apenas dois dias com temperaturas tão amenas. Além do dia 19, o dia 14 marcou 18,9°C.
Segundo a previsão do Inmet, a temperatura deste sábado deve ser ainda menor, não superando a casa dos 18°C. A madrugada também deve ser fria, com mínima de 14°C.
Nesta sexta, os termômetros também mostrarão temperaturas mais baixas, com mínima de 15°C e máxima de 21°C.
Nos dois dias, a previsão é de pancadas de chuva isoladas, com raios e possibilidade de queda de granizo, além de rajadas de vento entre 40 e 80 km/h.
Tanto que a Defesa Civil do estado, por meio do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), emitiu na quarta-feira (22) um alerta para temporais de quinta-feira (23) a sábado.
O instituto prevê que a região metropolitana de São Paulo tenha o acúmulo de 125 mm de precipitação nos três dias.
O domingo não será tão chuvoso, mas o tempo continuará fechado, com muitas nuvens e chance de chuvas isoladas. A temperatura vai variar entre 15°C e 20°C.
Na próxima semana, a tendência é de céu nublado e chuva a qualquer momento, mas a temperatura deve voltar a subir dia a dia, voltando a superar os 30°C a partir de quinta-feira (30).