São Paulo entra em estado de atenção para alagamentos nesta sexta (8)

Por Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo emitiu um comunicado de estado de atenção para alagamentos na tarde desta sexta-feira (8).

Áreas de chuva vindas do interior, formadas pelo calor e a alta umidade na atmosfera, começam a atuar na capital paulista. Conforme imagens do radar meteorológico do CGE, chove forte na zona leste, nas subprefeituras da Penha, Ermelino Matarazzo e São Miguel paulista.

O mesmo quadro é observado na zona norte, na Vila Maria/Guilherme, Santana/Tucuruvi e Jaçanã/Tremembé. Na zona sul, as subprefeituras de Parelheiros e Engenheiro Marsilac têm chuva leve com pontos moderados.

Até 15h30 ainda não havia registro do CGE de de pontos de alagamentos na cidade.

Há potencial para alagamentos, rajadas de vento e transbordamentos. As próximas horas, até o início da noite, há potencial para chuvas isoladas, variando de intensidade em todas as regiões da Grande São Paulo.

A manhã desta sexta terminou com céu nublado, sem chuvas e com temperaturas em elevação na cidade. Conforme as estações meteorológicas automáticas do CGE, os termômetros marcavam 28°C em média. A máxima pode chegar aos 29°C.

O litoral paulista também sofre com o alto volume de chuvas nos últimos dias. Ubatuba, por exemplo, decretou estado de emergência nesta sexta por ter chovido 344 m em 72 horas, deixando uma comunidade isolada após uma ponte ser destruída.

Esses dois cenários, na capital e no litoral, mudam pouco no fim de semana. Tanto no sábado (9) quanto no domingo (10) haverá calor e ar úmido na atmosfera, ingredientes fundamentais para a formação de nuvens carregadas. Assim, a previsão é de pancadas de chuva moderada a forte entre o meio da tarde e o início da noite, com potencial para a formação de alagamentos, quedas de árvores e elevação das cotas de rios e córregos da capital e região metropolitana. As temperaturas variam entre a mínima de 20°C na madrugada e a máxima de 30°C à tarde.