São Paulo elege major, delegado, capitão e até 'xerife' para Alesp

Por BRUNO LUCCA

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Dos 94 deputados estaduais eleitos para a próxima legislatura da Alesp (Assembleia Estadual de São Paulo), 5 utilizaram nas urnas nomes ligados a cargos de forças de segurança.

Confira a votação de todos os candidatos a deputado estadual e os eleitos Major Mecca (PL) recebeu 224.462 votos, sendo um dos mais votados ao legislativo paulista. Também receberam votações expressivas os candidatos Delegado Olim (PP), com 201.349 votos, e Capitão Conte Lopes (PL), 192.458 votos.

Também foram eleitos o Agente Federal Danilo Balas (PL), com 94.552 votos, e a Delegada Graciela (PL), com 68.955 votos.

A lista de eleitos tem ainda um "xerife", mas sem relação com forças de segurança. Jorge Wilson Xerife do Consumidor (Republicanos) é jornalista e apresentador de um quadro de defesa dos direitos dos consumidores na televisão. Ele recebeu 177.614 votos.

Todos são apoiadores do candidato à reeleição ao Palácio do Planalto, Jair Bolsonaro (PL).

Nas eleições deste domingo (2), PL (Partido Liberal) e o PT (Partido dos Trabalhadores) ampliaram suas bancadas na Assembleia Legislativa de São Paulo. Com 100% das urnas apuradas, o partido do presidente Jair Bolsonaro passará a ter 19 assentos na Casa, ante os 17 atuais.

Já o PT, que somava 10 assentos na composição atual, terá 18 vagas. O partido aderiu ao modelo de federação com PV e PCdoB, que soma 19 assentos. Além dos nomes petistas, foi eleita Leci Brandão (PC do B).

O Plenário paulista tem ao todo 94 assentos.