Câmara de SP aprova CPI para apurar furto de fios de cobre

Por GUILHERME SETO

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Câmara Municipal de São Paulo aprovou nesta quarta-feira (5) a criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar o furto de fios e cabos de cobre na capital. O requerimento para abertura da comissão foi apresentado pelo vereador Coronel Salles, do PSD.

A CPI foi aprovada de forma simbólica, sem votos contrários. Como mostrou o Painel, do jornal Folha de S.Paulo, também podem ser instaladas CPIs para investigar ocupações de propriedades públicas e privadas em São Paulo e maus-tratos contra animais.

A CPI sobre roubos de fios e cabos tem o objetivo de identificar autores e receptadores, medir os impactos na cidade (falta de iluminação, semáforos desligados, acidentes de trânsito, depredação de postes) e sugerir soluções.

Segundo dados da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), entre os meses de janeiro e fevereiro de 2023 já houve 1.409 registros de furtos, num total de 148,8 km de cabos. Em 2022, foram 1.112 registros de ocorrências na cidade.