Nordeste foi região mais recebida por pasta de articulação de Lula em 2023, e centro-oeste, a menos
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A equipe da Secretaria Especial de Assuntos Federativos (Seaf) do governo Lula (PT) recebeu no Palácio do Planalto representantes de 3.433 municípios e dos 27 governos estaduais em 2023 para audiências.
A pasta, vinculada à Secretaria de Relações Institucionais (SRI), é responsável pela articulação do Executivo com os entes federativos. Ela é comandada por André Ceciliano.
Em alguns desses encontros também participaram outros secretários da SRI e o próprio ministro, Alexandre Padilha.
A maior parte dos representantes dos municípios são do Nordeste --Lula venceu em todos os estados da região na eleição de 2022. Foram 1.157 no total.
Por outro lado, a pasta recebeu menos pessoas do Centro-Oeste, que ainda enfrenta resistências ao petista. Ligada ao agronegócio, a região deu votação expressiva ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2022. No total, foram recebidos 84 representantes de municípios do Centro-Oeste.
A equipe da secretaria também recebeu 638 pessoas de municípios do Sul, 1.107 do Sudeste e 446 do Norte.
Segundo a Seaf, essas audiências no Planalto resultaram em 13.733 demandas que foram geradas e estão sendo solucionadas pela pasta, como, por exemplo, entraves em convênios.